Old e pretérito tricolor.
O Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club S.A., também conhecido como Junior Barranquilla, Atlético Junior ou simplesmente Junior, é um clube de futebol da cidade de Barranquilla, Colômbia, fundado em sete de agosto de 1924.
Barranquilla, a capital do departamento Atlântico da Colômbia, é um porto marítimo movimentado e ladeado pelo rio Magdalena. A cidade é conhecida pelo enorme Carnaval, que junta artistas em trajes extravagantes, carros alegóricos elaborados e música cumbia. Até parece nossa Rio de Janeiro. Já no bairro requintado de El Prado, o Museo Romántico exibe artefatos de festivais passados e exposições sobre colombianos famosos, como o escritor Gabriel García Márquez.
Gabriel José García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de quarenta milhões de livros vendidos em trinta e seis idiomas distintos.
Gabriel publicou ‘Crônicas de uma morte anunciada’ em 1981, um ano antes de receber o Prêmio Nobel de Literatura que o consagrou definitivamente como um dos mais importantes autores contemporâneos.
Nesta trama de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida.
Já Abel Braga parece não se encontrar com as peças que dispõe para montar o melhor mosaico tricolor.
Em que e em quem acreditar? No que nossos olhos mostram ou nas narrativas?
Por acaso, em Barranquilla, o Fluminense foi desafiar pela Copa Sul-americana o Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club S.A. mais conhecido por sua alcunha histórica, Atletico Junior ou Junior de Barranquilla, adversário que nós não superamos em 2021 na fase de grupos da Libertadores. Empatamos na Colômbia e perdemos no Rio de Janeiro.
Em atitude acovardada e anêmica, fomos presas fáceis para Los Rojiblancos nos humilharem em três a zero, sem direito a reclamações. Dois no primeiro tempo, em que a equipe colombiana nos sufocou e prendeu nossa respiração, e a última pá de cal aos noventa e cinco minutos de partida, zerando assim nosso saldo de gols, que era de três positivo, construído no Maracanã contra o pequeno Oriente Petrolero.
A classificação na competição continental ficou abalada, pois somente a primeira colocada de cada grupo avança à fase dos mata-matas. Paralelo a isso, temos de nos virar no Brasileirão que já corre solto, além da Copa do Brasil.
Evoé, olé, olé, olé ecoou do estádio Municipal Roberto Meléndez, da torcida animada pelo treinador Juan Cruz Real, argentino que atua há anos no futebol colombiano.