O que dificultou a vida do Brasil contra os chilenos? O adversário, o esquema tático, deficiência técnica, a escalação, os nervos? De tudo um pouco. Só na base da vontade não é fácil jogar uma Copa do Mundo, ainda mais, quando se é favorito e, ainda, quando se tem a pressão doméstica. O Brasil apresentou todos seus problemas deste mundial na partida de ontem.
Tecnicamente, alguns jogadores não estão bem: Daniel Alves, Marcelo, Hulk, Oscar, Fred. Outros, não incluídos na relação e em menor grau, estão com dificuldades. Nem Neymar teve uma tarde feliz. Talvez, em função da pancada que levou logo no começo do jogo. Reclamou-se por Fernandinho. Foi para o jogo. Não foi bem também. Pediu-se por William, Felipão mandou Ramires. Horrível. Jô. Horrível, também. Enfim, Fred está mal. Então, troca. Oscar, está mal. Troca. Daniel Alves. Troca. Marcelo, Paulinho, Fernandinho, Hulk. Ficariam só o Júlio César, o Thiago Silva, o David Luiz e o Neymar? O Luiz Gustavo, que também vem realizando um bom mundial, estará fora por suspensão.
Sobram problemas e soluções simplistas. A coisa está bem mais complicada. Falta compactação. O Brasil joga com um grupo atrás, outro, na frente e um deserto no meio. Faltam também tranquilidade e paciência para tocar a bola e esperar um melhor momento para aprofundar a jogada. Os laterais não fazem uma única jogada de fundo. O que o Oscar fez nas três últimas partidas? Muitos falaram que Hulk foi bem, pois o goleiro fez boas defesas em chutes seus. Discordo. O Hulk só faz isso: joga a bola na frente e tenta o chute. Já desperdiçou muitos ataques assim. Se tivesse marcado gols, tudo bem, mas está em branco ainda.
O esquema, ou falta de, está mantando os jogadores. Ou eles não estão fazendo o que deveriam fazer? O time está organizado em campo? Não, não está. Quando o goleiro e os zagueiros são os destaques, alguma coisa precisa ser feita. E não é trocando meio time que vai resolver. Enfim, repito, sobram problemas e soluções simplistas.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @MauroJacome
Foto: http://mariana-projetista.blogspot.com.br/