Desde julho de 2012, temos vivido aqui no PANORAMA TRICOLOR uma experiência diária de boas trocas, aprendizados, reflexões e muito, mas muito mais do que qualquer página na internet sobre futebol possa supostamente oferecer.
De início, nem todos perceberam exatamente a nossa proposta, mas, aos poucos, a turma se aproximou e a junção de lazer, felicidade, prática literária, amizade e muitos outros sentimentos estabeleceu gênese. Uma parte das pessoas que nos seguem por aqui constitui bem mais do que um rol de leitores – na verdade, amigos. De todos os lugares da cidade, do estado e do Brasil. Gente demais. Gente boa.
E qual era a nossa proposta? Não ser mais do mesmo. Não tratar apenas de noticiários ou escrever “classicamente” como se espera de respeitáveis jornalistas esportivos – aliás, muito raros. Sem a obsessão de “likes” ou de máxima audiência, mas tentando fazer algo que fosse diferente e duradouro. Sim, você encontra no PANORAMA análises de jogos e também notícias, mas a gente sempre quis mais – fazer do Fluminense uma manifestação literária, mas sem ranços de academia – ainda que tenhamos uma autoridade acadêmica dentro dos nossos quadros de colaboração – ou mesmo meras imitações do que já foi bem-escrito no passado distante. Trazer a história a campo, mas sem pagar de latifundiários da verdade – ah, nós não vamos pagar absolutamente nada! Os formatos convencionais não precisam caber aqui: a linguagem dos jornais já traduz muito bem tais caminhos. Trazer a opinião, a ponderação, o sentimento, o amor, a informação e tudo isso dentro de um formato que possibilite um livro, um livro e mais um livro.
Sim, aí está a questão: fazer o PANORAMA todo dia é, de certa forma, escrever um livro.
Uma ação entre amigos, já que (ainda) não temos lucro financeiro deste trabalho – já a satisfação vale por milhões.
Que ninguém interprete a sentença seguinte como demonstração de petulância ou arrogância porque não é, mas o fato é que nossa proposta é fazer daqui uma casa dos escritores tricolores – não à toa, vários membros da nossa equipe têm lançamentos literários agendados para 2013 e 2014. Escritores, tricolores, amigos fraternos, eis a visão do tema.
João Marcelo Garcez é o cronista contemporâneo mais lido e conhecido da torcida do Fluminense, atuando há anos em seu Blog do Terno e Gravatinha, seguido por centenas de milhares de leitores. Autor de quatro livros sobre o Fluminense, é um recorrente competidor em premiações de veículos na internet. E justamente por ser muito conhecido, fica dispensado aqui dizer de seu evidente talento literário – a sua trajetória fala por si só. Um reforço e tanto, pois! Era o que precisávamos – a contratação de um ídolo da torcida nas letras.
Mas… mas… muito mais do que trazer o Garcez como o escritor consagrado que é foi outra coisa: trazer para cá a presença de um amigo querido, daqueles que você pode conversar por horas e horas até terminar e achar que o tempo passou rápido. Por acaso, o pacote embute um craque da literatura junto, mais um nesta equipe de pessoas e talentos admiráveis da qual muito me orgulho em ter reunido à base de conversa, convites, pedidos e alguma persuasão – gente de todas as idades e jeitos, todos os talentos, gente que precisei até convencer de que daria certo e, claro, deu. Assim, o craque dá as caras com a nossa camisa, mas o que há de brilhar nestas páginas do PANORAMA, bem como na presença, é o amigo querido.
Garcez estará por aqui mensalmente em 2013, afora excepcionalidades. O ano que vem é outra história, ainda bem melhor. Na verdade, sempre esteve de alguma forma, seja incentivando indiretamente pelo seu talento como cronista, seja a seguir como um camarada presente, seja como sócio em empreendimentos literários. Mas uma coisa é certa: veio para ficar.
Caro Garcez, tome estas linhas em meu nome e de toda a nossa equipe como um sincero abraço de boas-vindas.
Em várias vezes, nas redes sociais, eu escrevi que o PANORAMA não se contentaria com pouco e que o melhor estaria por vir. Melhor, melhor.
Como podem testemunhar, eu não estava para brincadeiras.
Amanhã tem mais. Ano que vem, também. Bem mais.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @pauloandel
Bem-vindo Garcez, gol de placa do Panorama.
Seja muito bem-vindo, João Garcez! A casa que já era sua agora é literalmente sua, também!
Excelente aquisição. Querem acabar com o NetFlu?
Grande fase do Panorama ! Grande contratação !