7º CINEFOOT 2016 (da Redação)

cinefoot 7

A sétima edição do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol – será realizado de 19 a 24 de maio no Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, Ponto Cine e Cine Joia (Jacarepaguá/RJ e Caeté/MG), a mais nova rede de cinema a integrar o circuito CINEfoot.

De 31 de maio a 4 de junho, está programada a já tradicional “PRORROGAÇÃO CINEfoot” no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, Cine Teatro Eduardo Coutinho e Cinemaison. Entrada franca em todas as sessões.

Em 2016 o CINEfoot celebra a camisa número 7, aquela que sustenta histórias memoráveis do futebol tão marcantes quanto à célebre “10” que hoje tanto nos deixa órfãos nos gramados. Em todos os tempos na história do futebol há um momento marcante envolvendo a camisa 7 para contar e celebrar. Ariscos, decisivos, cheios de ginga, Charles Chaplin ou Fred Astaire, aqueles que vestem a 7 carregam uma responsabilidade extra.

A “Honraria Gol de Placa 2016” do CINEfoot será entregue simbolicamente aos ponteiros direitos, originalmente donos da 7, que tantas alegrias proporcionaram nos gramados, e também aos diversos outros camisas 7 que ao longo do tempo foram envergando esta tradicional camiseta em variadas posições definidas pelos esquemas táticos implementados pelos “professores”.

No campo da cultura do futebol, a “Honraria Futebol Arte 2016” vai para o Museu da Pelada, a mais recente e brilhante iniciativa no campo cultural em defesa da identidade e promoção dos valores mais preciosos do futebol genuinamente praticado nos campos e fora das quatro linhas. A pelada, os boleiros, os causos e a construção permanente de um futebol de fantasia e irreverência plena, compõem o arco monumental elevado pelo Museu da Pelada de forma magnífica para celebrar o esporte mais popular do planeta. Só a pelada salva, minha gente.

Uhhh, cadê o Maracanã, sumiu! Sem estádio, sem ingresso, sem futebol. O cântico provocador que ecoou durante anos nas arquibancadas permanece atual e instigante para aqueles que amam o futebol. O ano de 2016 marca o futebol carioca sem o Maracanã em quase todo calendário e o futuro do estádio pós-Olimpíadas é incerto. O jogo está sendo jogado mais uma vez com a supressão do livre debate democrático, mas não sem a luta dos torcedores e daqueles que entendem que o Maracanã deve estar a serviço do futebol e da sociedade. O 7˚ CINEfoot inclui na sua programação um encontro para debater este tema reunindo variados olhares sobre a questão.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO CINEFOOT

Confira a palavra do tricolorzaço Antonio Leal, idealizador e divulgador do CINEfoot.

Colaborou o Museu da Pelada.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

cinefoot 2016