35 dias: o novo livro do PANORAMA (da Redação)

Começa a temporada 2020 e a literatura tricolor acelera as turbinas: vem aí “35 dias”, o décimo-quinto livro do escritor Paulo-Roberto Andel sobre o Fluminense, desta vez contando com a participação especial de craques das letras em três cores. Junto com Andel, assinam a obra os cronistas Mauro Jácome, Felipe Fleury e Marcelo Savioli, todos do PANORAMA, além de Rodrigo Mattar, jornalista da Fox Sports.

“35 dias” foi escrito num momento muito difícil, de novembro de 2019 até o fim do Campeonato Brasileiro. Período em que o Fluminense lutou contra o rebaixamento. O argumento do livro foge completamente aos padrões convencionais da literatura de futebol, geralmente vinculados a vitórias e títulos. Num quase diário, os escritores narraram os acontecimentos, o drama e o alívio tricolor na permanência na série A, além de analisaram o passado e o presente para se entender o que levou o Tricolor à quinta luta contra o rebaixamento em sete temporadas.

Comenta Andel: “Senti a oportunidade de fazer algo diferente. Em 2009 já tinha passado por algo parecido, mas com a diferença de sequer imaginar que viria um livro, e também porque aquele momento foi muito mais grave, mas também cheio de jogos emocionantes. Neste havia um risco também, de outro jeito mas não menos importante. O livro ajuda a não esquecermos mais de campanhas difíceis e lutarmos por um Fluminense verdadeiramente grande.”

O momento vivido pelo Fluminense no fim de 2019 certamente aguçou o espírito crítico dos autores. “Não é um livro de amores e poesia romântica, mas certamente as críticas, por mais vigorosas que sejam, não desrespeitaram os criticados. Esperamos que saibam compreender a liberdade de expressão e que não levem as questões abordadas para o lado pessoal. Quando foram bem, elogiamos; quando foram mal, criticamos. É um livro crítico, sim, sem sombra de dúvidas, mas necessário. Aqui não se faz mitificação de dirigentes.”

“35 dias” teve sua produção financiada. por meio de doações de tricolores, com tiragem limitada. O projeto está em andamento e a expectativa do lançamento é para fevereiro ou março, pela Vilarejo Metaeditora com produção do escritor e editor Zeh Augusto Catalano, também fundador deste PANORAMA.

Mais uma vez, a casa da literatura tricolor mostra que são livros – e não tweets – que escrevem a história.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade