São 120 anos de história completados na última quinta-feira, dia 21 de julho de 2022.
O Fluminense foi um dos pioneiros da profissionalização do futebol (meados da década de 1930), teve participação efetiva na criação da Seleção Brasileira (Laranjeiras foi o palco da primeira partida da Seleção em 1914 e do primeiro título, o Sul-americano de 1919) e incentivou a popularização de outros esportes, incluindo vários olímpicos.
Diversas vezes campeão carioca, quatro vezes campeão brasileiro, venceu uma vez a Copa do Brasil.
Passou pelo pior momento entre 1997 e 1999, chegando a disputar a Série C, se sagrando campeão também nesta divisão e voltando à elite do futebol nacional em 2000, com a criação da Taça João Havelange.
O Fluminense pode e deve ser aplaudido por tudo isso, mas deve entender que a história caminha para a frente e precisa continuar sendo escrita. Portanto, há objetivos que simplesmente não podem esperar por mais 120 anos para ser alcançados. Dentre eles, o título internacional que nos falta: a conquista da Copa Libertadores da América. Mesmo o título da Copa Sul-americana, seria comemorado, mas não suficiente.
Outro desafio é confirmar de uma vez por todas o título de Time de Todos. Ao menos nesse quesito, estamos bem à frente dos rivais nacionais. Lutar contra o racismo, a homofobia, e até pela inclusão de portadores de necessidades especiais (seja ao menos com a adequação dos estádios para receber esse público) deve ser missão primordial.
Precisamos também, assumir o papel social que Xerém pode proporcionar a milhares de jovens, ao menos no estado do Rio de Janeiro. Xerém, além de ser o berço de craques que podem brilhar nos gramados, pode ser também responsável por proporcionar uma vida melhor para jovens e crianças. Isso seria possível com uma parceria séria com o poder público. Um sonho um pouco mais ousado, mas não impossível.
Tudo isso é possível e, se há algum clube no Brasil capaz de realizar, chama-se Fluminense. Temos aí 120 anos de motivos para acreditar.
Curtinhas (no estilo “você sabia?”)
– Preguinho foi o autor do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo;
– O Fluminense é o único clube de futebol a possuir a Taça Olímpica, que foi atribuída pelo COI em 1949, pela contribuição ao esporte em solo sul-americano;
– Foi o Flu quem construiu o primeiro estádio de concreto do continente;
– As primeiras cores do clube eram o cinza e branco, mas com a dificuldade de adquirir tecido cinza, em 1904, foi aprovada a alteração para as cores de hoje: verde, branco e grená;
– O Fluminense tem quatro títulos brasileiros: 1970, 1984, 2010 e 2012, mais a Copa do Brasil em 2007.
É isso, queridos, ST.