Flu 1989: Carlos André, Donizete, Rangel, Ricardo Pinto, Torres e Edgar; Fernando Cruz, Márcio Luiz, Hélio Maluco, Vander Luiz, Marquinho e o imortal Ximbica.
Vander Luiz, falecido neste domingo, era uma espécie de segundo volante com alta qualidade técnica. Jogou basicamente o segundo semestre de 1989 e o primeiro bimestre de 1990, atuando como titular em 39 jogos.
Não era uma época de boas lembranças, especialmente pelo Campeonato Brasileiro mas, em sua curta passagem pelo Fluminense, Vander Luiz foi campeão em plena União Soviética, no torneio de Kiev, que contava com o anfitrião Dínamo, a Roma da Itália e o querido Bangu, que de última hora substituiu nada menos do que o Atlético de Madrid, o que dá um termômetro da importância dos times brasileiros na ocasião.
Para chegar à final do Torneio de Kiev, o Fluminense bateu a Roma por 1 a 0, com um gol de Marquinho (outro bom jogador, de efêmera passagem, ex-Vasco e Flamengo) aos 11 minutos do segundo tempo. Uma vitória de muito respeito no único confronto da história entre os dois times.
Na final, o Fluminense encarou o Bangu e venceu nos pênaltis por 4 a 2, depois do empate no tempo normal. Pelo Alvirrubro jogavam Edson Souza, ex-Flu, além de Julinho e Mácula, que jogariam pelo Tricolor mais adiante. E o treinador banguense era ninguém menos do que Didi, símbolo tricolor e campeão mundial de 1952 pelo clube.
Em 1990, pela Taça Guanabara, Vander Luiz deixou sua marca num golaço no Fla-Flu, empatando o clássico maior
Confira.
https://youtu.be/xTLHwa7cI2U
Na confusão em que o Fluminense se meteu naquele tempo, muitos jogadores de ótima qualidade foram desperdiçados. Vander Luiz foi um deles. Uma pena. Que descanse em paz e que seus próximos superem este momento com serenidade.
FLUMINENSE 0 X 0 BANGU
Local : Estádio Olímpico de Kiev (atual Ucrânia).
Data : 14/08/1989.
Árbitro : Não disponível.
Renda : Não disponível.
Público : Não disponível.
FLUMINENSE: Ricardo Pinto; Carlos André, Rangel, Alexandre Torres e Edgar; Donizete, Gama (Dedei) e Vander Luís; Marcelo Henrique (Édson Mariano), Hélio e Marquinho. Treinador: Procópio Cardoso.
BANGU: Palmieri; Jaílton, Eduardo Gaúcho, Denílson, Xande; Édson Souza,
Zé Ricardo, Toby, Julinho, Serrano e Macula. Treinador: Didi.
Obs: O Bangu foi convidado a última hora para substituir o Atlético de Madrid,
com o Fluminense derrotando-o na decisão por pênaltis, por 4 a 2. Participaram também do torneio, o Dínamo de Kiev e a Roma (Itália).
FLAMENGO 1 X 1 FLUMINENSE
04/02/1990
Local: Maracanã (Rio de Janeiro);
Juiz: Jorge Emiliano, o Margarida;
Renda: NCz$ 829.430,00;
Público: 18.709;
Gols: Bujica 44 do 1.º e Vander Luís 37 do 2.°;
Cartão amarelo: César, Rangel, Rinaldo, Fernando e Josimar.
FLAMENGO: Zé Carlos; Josimar, Júnior, Fernando e Leonardo: Aílton, Luís Carlos (Uidemar) e Edu; Renato, Bujica e Zinho. Treinador: Valdir Espinosa.
FLUMINENSE: Ricardo Pinto; Alexandre Torres, Lucas, Rangel, Edgar e César; Carlos André, Vander Luís e Rinaldo (Franklin); João Santos e Hélio (Sílvio). Treinador: Evaristo de Macedo.