Vai ter Tricolor na final? (por CH Barros)

Talvez já esperássemos que o retorno do Fluminense ao campo não fosse mil maravilhas. Por isso, não me surpreendo absolutamente com os últimos dois jogos, uma vez que o Flu foi o último time carioca a voltar aos treinamentos. À vista disso, o elenco estava completamente despreparado por estar meses inativo para enfrentar uma volta redondamente equivocada que foi a do Campeonato Carioca. Porém, isso não esconde a culpa do treinador que vem muito mal, sobretudo no jogo contra o Volta Redonda, no domingo passado. É uma série de fatores que estão contribuindo para o desaire tricolor até o presente.

Para poder ambicionar uma vitória convincente neste domingo, o Flu terá que mudar muito. Se entrarmos com a mesma postura apresentada nos últimos dois jogos, tenhamos em mente que daremos adeus a mais uma edição do Campeonato Carioca totalmente desinteressante. Contudo, tenho esperança de que nesses dias os jogadores terão tempo para pensar – assim como o treinador – para que não haja mais um vexame no Carioca. É o que suponho que acontecerá. Uma boa vitória num clássico anima qualquer torcedor e, máxime, o time.

O atual elenco do Fluminense precisa ser apenas bem administrado: cada jogador em sua posição, sem invenções, nada disso. E o mais importante: os jogadores precisam ter em mente a possibilidade de serem substituídos a qualquer momento. Afinal, não pode-se manter alguém que andou em campo o jogo inteiro se o time ainda almeja algo, bem como tirar um jogador que está bem para pôr outro que é muito pior tecnicamente. É preciso de inteligência somada à força, dedicação e humildade. Nada pode ser feito sem esses valores.

Aliás, foi isso que o Fluminense passou – e tem passado – fora de campo quando o futebol estava paralisado em virtude da pandemia de Covid-19: valores sensatos, empáticos e respeitosos. Lutou até onde pôde contra a barbaridade da volta antecipada do futebol e conservou seu posicionamento. Logo, podemos afirmar que, fora dos gramados, o Fluminense tem mandado muito bem; o que nos resta é torcer para que, em campo, esse orgulho – que já é imenso – possa aumentar cada vez mais.

Acredito que domingo voltaremos a sorrir com nosso time; passaremos as páginas dessas duas recentes derrotas e iremos nos deparar com a real volta do Fluminense em campo, dado que as últimas apresentações tricolores após a volta do futebol jamais representam o time o qual torcemos e as três cores que guardamos em nossos corações. Compreendo que as últimas atuações tricolores foram vexaminosas – há muito a ser mudado, essencialmente para disputar o Brasileirão –, mas precisamos crer que a força da nossa camisa falará mais alto, como várias vezes aconteceu em diversos momentos antagônicos. Que venha uma vitória para saborearmos e, posteriormente, o adversário da final.

Não temos nada a temer. Somos Fluminense.

Saudações tricolores.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade