Agora é oficial. Thiago Silva é do Fluminense. O defensor retorna ao clube que o revelou depois de 16 anos e chega com status de grande reforço para a temporada 2024.
O cria de Xerém, ídolo no Milan e no Chelsea e também com passagem pelo PSG assinará contrato até 2026. O zagueiro só terá condições de jogo na 18ª rodada do Brasileirão, pois a janela só abrirá em 10 de julho.
Em sua primeira passagem pelo clube das Laranjeiras, Thiago disputou 145 partidas e fez 15 gols. Fez parte do time campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice da Libertadores em 2008 tendo atuações exuberantes.
O ‘Monstro” assim como é chamado pela torcida, foi um dos maiores zagueiros brasileiros dos últimos anos. Já recebeu elogios de Maldini e Seedorf nos tempos de Milan. Inclusive, o camisa 3 italiano chegou a dizer que a saída de Thiago Silva do Milan era sinal de enfraquecimento, pois seria difícil repor um jogador desse quilate.
Thiago se notabilizou por ser um zagueiro de excelente qualidade técnica, bom posicionamento, velocidade e personalidade.
Com a seleção brasileira disputou as Copas de 2010, 2014, 2018 e 2022. Na primeira, foi reserva imediato de Lúcio e Juan. Com a amarelinha, foi campeão da Copa das Confederações em 2013 e da Copa América em 2019.
Com o Milan, campeão Italiano e da Copa da Itália. Pelo PSG, foi 7 vezes Campeão Francês, 7 vezes campeão da Super Copa da França, 5 vezes da Copa da Liga e 6 vezes Campeão da Taça da Liga Francesa. Pelo Chelsea, foi campeão da Champions 20/21, venceu o Mundial de clubes em 2022 e a Super Copa da Europa.
De volta ao Tricolor das Laranjeiras, chega como multi campeão, jogando em excelente nível mesmo aos 39 anos e ainda tendo muita lenha para queimar.
Apesar da idade, tem tudo para ter uma performance em excelente nível aqui na América do Sul e ainda pode contribuir muito para o desenvolvimento de Felipe Andrade.
Fico imaginando a zaga formada por esses dois, juventude de um lado e experiência do outro. A zaga dos meus sonhos para a temporada 2024 do Fluzão.
Saudações Tricolores