…em ouro (ou Abel, o alquimista)
Por não ser um especialista, já abro meu texto pedindo desculpas, caso eu coloque aqui algo que não corresponda com a realidade ou com a ficção. Vai saber…
A alquimia é uma ciência. Isso ao menos para alguns, pois para outros, não passa de uma seita ou, ainda, de charlatanismo. Sua base de raciocínio está na transmutação da matéria, ou seja, transformar uma coisa em outra. Sendo assim, a alquimia ficou bem famosa quando alguém chegou com a ideia matadora de transformar chumbo em ouro.
Rapaz, esse aí ficou rico. Só que não. Dizem que hoje em dia é até possível fazer isso, mas se trata de um processo que envolve fissão nuclear e o responsável gastaria muito (põe muito nisso) mais do que receberia. Mas enfim, por que diabos estou aqui no Panorama Tricolor com esse lenga-lenga sobre alquimia? Além de trazer um pouco de cultura geral ao recinto, é para dizer que o nosso Abelão é um excelente técnico, mas um péssimo alquimista.
Calma tricolebas, não estou cornetando o Abel! Mas ele precisa entender que algumas peças do nosso elenco são chumbo e não, não serão transformadas em ouro, por mais que se tente e mesmo que consigam brilhar (ou refletir) em certos momentos. Carlinhos é um que parece sofrer de bipolaridade e não se decide se é um ou outro, mas Anderson, Bruno, Diguinho e Rafael Sóbis, além de [espaço para você completar a fórmula com seus nomes favoritos] já tiveram chance atrás de chance e quase nunca correspondem.
Enquanto isso, Abel segue em seus experimentos alquímicos. Todos sabemos que o esperado Fluminense da Libertadores não entrou em campo e nem entrará hoje contra o Friburguense ou sábado contra o Quissamã. Eu acho até que nosso comandante está certo e essa é a hora de dar ritmo a uns e experimentar outros. Mas já fizemos três jogos e ninguém entendeu porque o Wágner não ganhou espaço ou ainda porque as substituições feitas beiram o caos. Uma coisa é testar e outra coisa é ver no que dá uma tática ou formação que eu duvido que seja utilizada quando “for pra valer”. Ainda estamos em pré-temporada? Faltam só duas semanas…
No último Programa Panorama Tricolor, meus amigos Jorand e Caldeira começaram a discutir quando o primeiro chamou o Abel de burro. Burro, todos nós sabemos que ele não é, mas ô cabra teimoso e cabeça dura… Enfim, hoje devem jogar Monzón e Felipe. Aos poucos as peças (ou ingredientes) tricolores vão surgindo na prateleira e aí, em breve, eu espero, pode ser que vejamos um Fluminense composto por verdadeiras barras de ouro, que, como diz o mestre Sílvio, valem mais do que dinheiro!
ST!
Nos acréscimos:
– Hoje diretoria e comissão técnica já devem ter percebido o erro cometido em não buscar um atacante para ser reserva direto do Fred e um zagueiro para chefiar a defesa. A ausência do nosso capitão e do Gum estão colocando nosso coração à prova. Aí eu penso: será que valeu a pena liberar o Rafael Moura?
Rodrigo César, o Rods
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @Rods_C
Contato Vítor Franklin
9 Comments
Comments are closed.
Talvez a diretoria e o técnico tenham sobrevalorizado o elenco. Concordo que alguns nomes pontuais para a zaga e alguma outra posição seriam bastante interessantes.
Não podemos achar que estamos acima dos outros na Libertadores, não é um campeonato que se ganha desta forma. Temos um elenco competitivo, mas não somos o favorito absoluto à conquista da taça.
Quanto às experiências é algo que não entendo: poupar o jogador para evitar o cansaço e dizer que ainda falta ritmo de jogo. Ou uma coisa, ou outra.
Eu também acho que o He-Man poderia ter ficado, era um reserva mais experiente para o Fred. Apesar de que eu creio que o garoto tem o seu valor e ainda tem pra onde crescer. No final, não podemos esquecer que o próprio jogador quis a negociação.
Amplexos,
Rods comenta:
Parece que alguém me ouviu. Fred acaba de ser relacionado para enfrentar o Friburguense.
Rods responde:
Antes de qualquer coisa, excelente texto Waldir!
É complicado esse começo de temporada com Libertadores à frente, eu sei. Nem sou contra fazer experiências no carioca, mas fico aborrecido com duas coisas específicas:
– A insistência do Abel com alguns jogadores, o que acaba privando outros de uma chance.
– E esse testes com esquema e substituições que eu acredito estarem fora da realidade.
Outro comentário que eu gostaria de dizer é que valorizo demais todo o planejamento da comissão técnica, porém, deixar de colocar o Fred pra jogar no tapete do Engenhão hoje e mandar ele pra campo nos buracos de Macaé, apenas três dias depois, é brincadeira…
Rods responde:
Pois é, sobre o He-man, no momento pareceu mesmo ser a coisa certa a fazer e eu concordei. Mas agora ele faz falta demais, pois o Samuel, apesar de todo o potencial, mostrou que ainda não está pronto pra assumir a referência do time na frente.
Não posso me esquecer de dizer que acho tuas ponderações extremamente pertinentes, inclusive o convido a ler em nosso site um artigo que discute as atuais formações do Abel para o Carioca, com três cabeças de área. Abraço, Waldir Barbosa
http://fluliterario.com/posts-de-guerreiro
Caro Rods, vou transcrever o que postei para o Walace Cestari anteontem, com relação ao Carioca, para levantar, ou melhor, continuar a discussão sobre a validade do Carioca da forma que está:
“(…) é necessário um qualyfing semelhante ao dos grande torneios de tênis, no caso específico do Carioca entram no máximo dois e juntam-se aos “quatro grandes”, acho que seis times é o suficiente, todos jogando contra todos na forma de pontos corridos, ou os dois mais bem posicionados fazem um jogo final apenas, é mais uma ideia para discutir, como está é que não dá mais, basta que os 4 grandes sentem e estabeleçam quais os verdadeiros interesses que estão em jogo, não podemos mais ficar no romantismo do passado, quando havia craques até no Bangu e no América; por exemplo, hoje, com um brasileiro disputadíssimo, Copa do Brasil, Sul-americana e Libertadores, há que se ter prioridades”. STT, Waldir Barbosa Junior.
tudo bem que o abel esta pensando na libertadores, mas, isso ta demais…depois, do que adianta ficar fazendo experiencias escabrosas e nao por as peças principais para terem ritmo de jogo? sera que eles terao esse tao falado ritmo de jogo durante as viagens??
nao sou TRICOLEBA,mas, ate o CUrinthians que foi campeao do mundo reforçou seu elenco,fora o mante-lo…ja, o Flu,nao!
necessitamos de zagueiro urgente!
concordo, pq deixou o he-man ir embora?? VAMOS FLUZAO!
Rods responde:
…
Não sei não, Jácome. Nas entrevistas ele deu a entender que está bem e que vai lutar mais do que nunca para ser titular. Pode ser que o Abel esteja escondendo o jogo, mas aí tenho receio de que não dê tempo para ele ficar no ritmo ideal.
Beleza, Rods. Com relação ao Wagner, acho, que é por questão médica. A contusão dele não parece simples.