No domingo passado, pudemos assistir a vitória que proporcionou ao Fluminense o título de campeão brasileiro de 2012. E, para completar a alegria dos tricolores, o Flu anunciou o retorno de Fred às Laranjeiras, que terá seu contrato válido até 21 de Julho de 2022 – data em que o Fluminense completará 120 anos de glórias. Ele, que participou da transmissão da reprise do jogo na Rede Globo, parecia bastante entusiasmado.
Bom, não é novidade para nós, tricolores, que Fred está, incontestavelmente, no rol dos maiores jogadores da história do Fluminense. À exceção de ser o terceiro maior artilheiro do clube, ele carrega consigo uma legião de fãs conquistada através de todo o seu esforço praticado em campo vestindo as cores do Flu – que resultou em dois títulos brasileiros e um campeonato carioca, fora os turnos estaduais, as artilharias e a saga milagrosa contra o rebaixamento em 2009 onde ele foi peça-chave para a permanência tricolor na Série A. Assim sendo, creio que esta segunda passagem dele no clube será mais árdua que a primeira, dado que ele terá que retribuir em campo – quando tudo voltar à normalidade – toda a expectativa gerada por sua volta.
Portanto, podemos concluir que a novela “Fred voltará?” finalmente chegou ao fim – e com um final feliz, dando início a que contará como foi seu caminho em sua revinda. No entanto, durante todos esses anos de especulação, mantive o seguinte posicionamento: se for pra ele voltar, que seja para somar; caso contrário, melhor nem vir. Acredito, sinceramente, que ele não decepcionará; algo me diz que sua chegada irá contentar muito a torcida, até porque, há muito tempo estamos sofrendo por falta de títulos, ídolos, enfim: tudo o que um clube gigante como o Fluminense precisa. Esta é a hora de sorrirmos novamente.
Presentemente, fico imaginando os corações tricolores das crianças que começaram a acompanhar o Fluminense de 2016/17 pra cá e o viram apenas deixando a desejar em todas as competições, granjeando alguns turnos estaduais que servem unicamente para servir como falso espelho do que será o restante do ano. Elas devem estar super empolgadas com o retorno de um ídolo que é em todo o momento bem lembrado – na maioria das vezes – pela torcida tricolor. Esse é o peso maior da vinda de Fred: mostrar às crianças que amam o Flu quem é, a valer, àquele Fred de 2009 à 2012 – posto que o de 2013 à 2016 não conquistou nada, salvo a artilharia do Brasileirão de 2014 no qual terminamos na sexta posição.
Em síntese: que venha o Fred vencedor e goleador, que fez a torcida mais charmosa do Brasil cantar pelos estádios do país – e da América do Sul – afora: “O Fred vai te pegaaar!” inúmeras vezes e o aplaudir e reverenciar pelos vários ensejos que nos proporcionou. Afinal, reitero, o Flu precisa disso: de referência, ídolos, títulos, marketing e atratividade à torcida para ir aos jogos, coisas que Fred pode oferecer ao Fluminense e sua grandiosa plateia.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
#credibilidade