Tabela Planejada (por Marcus Vinicius Caldeira)

A ideia não é minha. Não sei de quem é. Quem eu vi divulgando foi o Rica Perrone. Esse ano resolvi fazer uma para o Fluminense.

A ideia consiste em definir quantidade de pontos ao final do campeonato para se conquistar algo. Fiz pensando em Libertadores. Para tal, calculei 70 pontos que o Fluminense tem de fazer para ter uma margem de segurança. Ano passado, o São Paulo – pior colocado para classificação à Libertadores – fez 61 pontos.

Feito isso, fazemos uma distribuição de pontos a serem obtidos em cada jogo. Sim, eu vou torcer para que o Fluminense vença todos os jogos. Mas isso não vai acontecer, então a gente projeta jogos em que o time pode perder, aqueles que pode empatar e outros que não pode deixar de vencer. Por exemplo, não contava com pontos no jogo contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte. Empatamos. Para o meu planejamento foi ótimo. No entanto, contava como vitória os jogos contra o Santa Cruz e Chapecoense. Empatamos. Para o meu planejamento fomos mal e temos de recuperar.

Entenderam?

Vamos então a minha planejada:

planejada

Dito isto, hoje estamos abaixo do esperado para atingir os 70 pontos e ter a certeza de Libertadores.

Até o empate com o Atlético Mineiro, estávamos bem: 14% acima do esperado. Mas, o empate com a Chapecoense jogou para baixo.

Temos duas missões difíceis agora e pela minha planejada considero duas vitórias. Em conseguindo, nos aproximamos de novo do 100%. Perdendo, nos distanciaremos mais ainda e teremos menos fôlego para recuperar, embora o campeonato esteja muito no começo.

O que eu espero mesmo é que o Flu mude a postura dos últimos dois jogos e vá para cima para ganhar. Ficou muito claro que Levir se contentou com o empate no segundo nos dois últimos jogos.

Não dá para ser assim.

Pode até empatar, mas lutando pela vitória.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira