Seria a culpa do torcedor? (por Rods)

Maracanã
Será que a gente enche?

Tanto se falou nos últimos dias sobre o Maracanã que nem conseguimos dizer quem entra em campo hoje contra o Internacional em nossa despedida de Macaé. Pois bem, sigamos falando do “Novo Maraca”. Foi interessante seguir as reações dos torcedores à medida que as notícias foram aparecendo e acho que podemos classificar em estágios:

1.      Euforia

O Maraca é nosso! Estamos voltando pra casa! Na terça-feira o Fluminense anunciou que iria assinar o contrato com o Consórcio Maracanã e selaria o contrato de utilização. Muita festa e piadinhas sobre “minha casa, minha vida” em cima da mulambada.

2.      Desconfiança

Hum… Peraí… Esse negócio não tá tão bom assim… Com a oficialização de tudo e abertura dos termos, foi possível ver que o buraco fica mais embaixo. Aí começaram as reclamações de que o Fluminense não vai ganhar muito, que o contrato é longo, que os assentos destinados são ruins. Só eu achei que a cena vai ficar estranhíssima com leste e oeste vazias?

3.      Raiva

Como é que é? O clube de regatas conseguiu fechar “contrato teste” com porcentagem em tudo? Melhor que o nosso? Rapaz, isso aí deu e vai dar o que falar. Em uma análise rasa eles, aparentemente, conseguiram um contrato melhor e a zoação deu lugar à raiva silenciosa.

Eu posso dizer que não passei por nenhum desses estágios. Estou meio que nem São Tomé. É ver pra crer. Como o próprio Peter disse na coletiva, eles pensaram, estudaram, estimaram a construção de um estádio, negociaram com o consórcio e chegaram à conclusão de que assinar o contrato seria mais vantajoso. Ou menos desvantajoso, vai saber? O que eu sei é que vou esperar e observar pra ver no que vai dar.

Agora, se o Fluminense errou, será que a culpa é do torcedor? Não é necessariamente o que eu acredito, mas é uma teoria. Eu estava pesquisando algumas coisas para poder escrever a minha coluna de hoje e me deparei com um vídeo da ESPN Brasil no qual o PVC (um dos poucos que eu respeito ali dentro) explica as diferenças entre o contrato do Flu e do fla. Teve um momento um momento que ele disse que o Fluminense assinou o contrato jogando pra fazer 0x0 e isso me chamou a atenção.

PVC continuou seu raciocínio dizendo que dois pontos principais do Fluminense seriam não pagar para jogar e tentar lucrar em cima dos 43 mil ingressos. Segundo ele, isso só funciona por causa do marasmo nas arquibancadas do nosso futebol atual, afinal, fomos campeões brasileiros em 2013 com a pífia média de 12 mil torcedores.

Aí entra a teoria da culpa do torcedor. Aliás, do torcedor que poderia ter ido aos jogos, mas optou por não ir e do que só quer ir “na boa”. Os famigerados tricolebas e modinhas. Por favor, não joguem pedras antes de pensar no sentido que faz essa teoria. Eu mesmo já tricolebei algumas vezes. Mas enfim, a torcida não compareceu em massa no Engenhão, não compareceu em massa em Volta Redonda, nem em Macaé e nem em lugar nenhum, muito menos fora do Rio. No lugar dos torcedores, apareceram as reclamações sobre distância, preço e horário, entre outras coisas.

É óbvio que o Flu e o próprio Peter se sentiram pressionados. O time precisa da torcida. Precisa principalmente para apoiar e mostrar sua força para patrocinadores, investidores e parceiros. Então depois de tanto tempo o Maracanã está de volta e o tricolor precisava fazer uma aposta. Era voltar pra casa a quase todo custo e esperar as boas consequências. Estilo Kevin Costner em “O Campo dos Sonhos”, ouvindo uma voz dizer “construa e eles virão”.

Assim Peter construiu, ou melhor, assinou. Se ele foi precipitado, se não parou pra perguntar o que todos achavam nas Laranjeiras, a razão pode ter vindo sim das arquibancadas vazias. É uma aposta bem alta, mas não é um blefe. Ele acredita nela. Pode dar certo? Pode. Poder dar errado? Também pode. Eu apenas entendo o porquê e, como eu coloquei antes, estou esperando para ver o que acontece.

Ah, antes de terminar, já aviso que se você pensa que o flamengo ficou em vantagem, você está errado. Gostaria de explicar melhor, mas a coluna já ficou longa demais. Apenas não engula tudo o que te dão.

ST!

 

Rodrigo César, o Rods

Panorama Tricolor

@Panoramatri @Rods_C

Foto: Getty Images