O tradicional Baile das Laranjeiras foi transferido para o Estádio Urbano Caldeira, na melancólica Vila Belmiro, que nomeia popularmente o campo do Peixe.
Sem nada mais por disputar no Brasileirão, o Tricolor foi livre, leve e solto, mas com vários jogadores titulares e outros úteis para duelar com o desesperado Santos.
Em um primeiro tempo de gala, com intensidade alta e envolvente, o Fluminense não encontrou dificuldades para desbravar a defesa alvinegra, com chute de fora da área de Martinelli, desviando na defesa e deslocando João Paulo, estava lá dentro o um a zero do melhor time da América do Sul na temporada.
Bem pouco tempo depois, Diogo Barbosa acertou um belíssimo cruzamento para Jhon Arias, de cabeça, ampliar em dois a zero para o Fluminense.
Na segunda etapa, o Santos foi mais audaz, porém o sistema defensivo tricolor, incluindo as traves, foi encantado pelo feitiço protego totalum, só não sei quem conjurou, quem sabe o Professor Remo Lupin, encarnado pelo Lobo Tricolor: Thiago Santos.
Germán Cano, que está perseguindo ultrapassar a marca dos quarenta gols marcados na temporada 2023, repetindo a temporada passada, se igualando a Romário e Pelé nesse recorte sucinto, recebeu mais que uma assistência, um verdadeiro presente de Martinelli (o melhor em campo), que frio como o Olaf, poderia ter finalizado de dentro da área, mas ao observar o artilheiro correndo no meio, serviu o atacante para que chegasse ao quadragésimo gol no ano.
Por receberem cartões amarelos acumulados, Guga e Cano não poderão enfrentar o Palmeiras por força de regulamento, abrindo os caminhos para outros atletas jogarem, uma vez que Diniz deverá aproveitar para descansar alguns jogadores, para que estes possam performar em altíssima qualidade na próxima quarta-feira diante do Grêmio no Maracanã.
Mais uma vitória convincente, deixando claro que se tivéssemos levado o campeonato a sério, deveríamos estar neste bolo que briga para levantar o caneco.
###########
SANTOS 0 x 3 FLUMINENSE
Campeonato Brasileiro – 36ª Rodada
Vila Belmiro – Santos-SP
Quarta-feira, 29/11/2023 – 19:00 (Brasília)
Arbitragem: Anderson Daronco (FIFA/RS), A1- Rafael da Silva Alves (FIFA/RS), A2- Michael Stanislau (RS),4ºA- Rafael Rodrigo Klein (RS),VAR- Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Renda: R$ 622.012,50
Público: 12.855 pessoas
Cartões amarelos: Dodi 14’, Rodrigo Fernández 45’+2’ (SANTOS); Thiago Santos 44’, Guga 82’, Germán Cano 85’ (FLUMINENSE)
Gols: Martinelli 10’, Jhon Arias 36’, Germán Cano 59’ (FLUMINENSE)
SANTOS: João Paulo; Joaquim, Messias e Dodô (Gabriel Inocêncio 46’); Lucas Braga, Dodi (Maximiliano Silvera 46’), Rodrigo Fernández (Weslley Patati 68’), Jean Lucas e Stiven Mendoza; Yeferson Soteldo© e Marcos Leonardo (Julio Furch 73’). Téc.: Marcelo Fernandes. 3-5-2
FLUMINENSE: Fábio; Guga, Nino©, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Lelê 85’) e Ganso (Lima 67’); Jhon Arias, Keno (John Kennedy 67’) e Germán Cano (Yony González 85’). Téc.: Fernando Diniz. 4-3-3