Quem sabe não acontece? (por Aloísio Senra)

gráfico hytec

Tricolores de sangue grená, em 2005 ocorreu um fato raro e de registro negativo para o Fluminense em sua história. Durante 26 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro daquele ano estivemos no G4, e chegamos a liderar a competição em duas delas.

Faltando cinco rodadas para o término do campeonato, o Fluminense tinha incríveis 68 pontos, e precisava de apenas 1 ponto nas últimas partidas para assegurar a vaga para a maior competição das Américas.

Porém, após uma declaração infeliz da diretoria do Fluminense falando em reformulação do elenco para a Libertadores de 2006, estranhamente o time, comandado por Abel Braga, conseguiu a façanha de perder todas as partidas, sendo a última para o Palmeiras, por 3 a 2, de virada, cedendo a vaga aos paulistas. O que era praticamente impossível se confirmou.

A Copa do Brasil acabou de forma dolorosa para nós este ano. Decerto não merecíamos ser eliminados pelo mesmo Palmeiras, mas não podemos fazer mais nada a respeito. Nossa pretensão no Brasileiro era de arrumar mais seis pontos e fechar para balanço. Será?

Faltam cinco rodadas para o fim da competição. Teremos Chapecoense, Avaí e Internacional em casa, Grêmio e Figueirense fora. O jogo mais difícil me parece ser contra o Grêmio, mas já mostramos que podemos jogar de igual para igual com eles. Tudo o que será falado a partir de agora parte do pressuposto de que os 15 pontos finais não são impossíveis de conseguir.

Após a vitória contra o Vasco, o Fluminense chegou a 43 pontos. Tem hoje Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Sport, Ponte Preta, Internacional e São Paulo à sua frente. Estou considerando que o Santos vencerá a Copa do Brasil, então não vou contá-lo para a minha análise.

O rubro-negro carioca vem em franca descendente, não acredito que teria força para chegar. Ainda pega o Santos fora de casa, para piorar o cenário. O Cruzeiro é outro que anda instável, e vai brigar com gente lá de cima nas próximas rodadas.

Palmeiras está focado nas finais da Copa do Brasil, mas fora isso tem uma tabela relativamente fácil. Para sorte nossa, é um time nada confiável e que tropeça à beça. O Sport é outro que tem uma tabela razoável, sendo a maior pedreira o Grêmio, já que deve enfrentar um Corinthians já campeão. Pode ser uma pedra no sapato.

A Ponte Preta não terá tarefa fácil: ou jogará contra os desesperados da parte de baixo ou contra aqueles que disputam o G4 com ela. Não creio que tenha força para emendar várias vitórias. E, finalmente, chegamos aos dois times que precisamos secar se queremos, com 58 pontos, chegar ao hipotético G5: Internacional e São Paulo.

O Inter pega três jogos em que provavelmente fará 9 pontos: Ponte Preta (casa), Chapecoense (fora) e Cruzeiro (casa). Temos que torcer por um empate pelo menos contra a Chapecoense (e por derrotas para o Grêmio e para nós), para que cheguem a no máximo 57 pontos. É plausível.

O São Paulo tem a seguinte tabela: Cruzeiro (fora), Atlético-MG (casa), Corinthians (fora), Figueirense (casa) e Goiás (fora). Teoricamente, é o que tem a melhor tabela entre todos. Explico. Cruzeiro está instável, Atlético-MG pode estar já desmotivado pelo título precoce do Corinthians (se acontecer), Corinthians já deverá ser campeão na rodada em que o enfrenta, Figueirense pode ser batido (apesar de eu apostar em empate nesse jogo) e, quanto ao Goiás, vai depender de sua situação no Z4 na última rodada.

O São Paulo precisa ganhar, no máximo, 5 pontos nas próximas 5 rodadas para termos alguma chance. Para isso, temos que apostar em vitória apenas contra o Figueirense e empates contra Cruzeiro e Corinthians. Talvez o Atlético-MG ainda esteja motivado na rodada 35, e pode aprontar no Morumbi. Se o Goiás não estiver rebaixado, pode fazer das tripas coração para ganhar o jogo no Serra Dourada e se livrar da degola.

Então, tricolores, é isso. Precisamos ganhar as cinco partidas, fazer 15 pontos, chegar a 58 pontos e torcer, mas torcer muito, para que os demais fiquem pelo caminho. Quem sabe não resolvemos operar um novo milagre, para compensar 2005? Quem viver, verá.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: hytec

LANÇAMENTO O ESPIRITO DA COPA RJ

capa o fluminense que eu vivi lado b são paulo e brasilia