Ontem, o Paulo Vinícius Coelho fez uma palestra em Brasília. O PVC é muito respeitado porque foge do jornalista-clichê. Tem essa qualidade porque estuda as situações que envolvem o futebol com profundidade. Do jogo-jogado aos bastidores, da história ao dia a dia de cada time. Tem sempre muitas informações sobre o que está acontecendo no meio.
Após uma rápida apresentação sobre sua trajetória profissional, o formato básico da palestra foi responder perguntas da plateia. Depois, foi montada uma mesa com jornalistas da Transamérica para um programa “Bola da Vez”.
Também, num telão, foram mostradas diversas fotos de personalidades do futebol e foi perguntado a ele com quem bateria uma bola: Felipão (sim, pela sinceridade e competência), Fred (Sim, mas ficaria com medo de o atacante se machucar), Romário (Sim. Com relação ao deputado, gosta do trabalho, mas o acha meio garganta), Ronaldo (Sim ao jogador; ao empresário, não), Ronaldinho (Sim. Gente boa), Bebeto (Sim, apesar da personalidade fraca), Zico (Sim. Elogiou muito o jeito humilde e atencioso destinado à imprensa), Dinamite (Jogador, sim. Dirigente, acha-o muito fraco), Pelé (Sim. Elogiou muito a consideração com os jornalistas e com os fãs. Inclusive, ao contrário de muitos, era pontual nos encontros para entrevistas), Edmundo (Sim. Comentou que era doido no volante. Pegou uma carona com o atacante uma vez). Rogério Ceni (Sim. Os problemas são em função da personalidade forte), Pato (se “desaposentasse”, sim).
Sobre o Fluminense, a abordagem foi curta e, obviamente, sobre o Brasileiro de 2013. Em função da sua campanha, “gostaria que o Fluminense disputasse a segunda divisão”, foi sua frase de abertura. No entanto, segundo ele, o erro da Portuguesa foi imperdoável e deve-se cumprir o regulamento. Simples assim. Sobre as investigações, não tem informações diferentes sobre o que já foi publicado: indícios de que houve crime interno e, também, na relação Presidente x Banif. “A Portuguesa vai disputar a Série B e o Fluminense, a Série A”.
Quanto aos demais assuntos, faço um breve relato:
Brasileiro de 87: Flamengo ou Sport
Segundo ele, de fato, o Flamengo é o campeão por ter disputado um campeonato mais importante, mas, de direito, considera Flamengo e Sport como campeões.
Estaduais
É a favor da revitalização dos estaduais, obviamente, com uma racionalização.
Violência
Em vez de se fazer campanha para afastar o público dos estádios, deve-se chamar a torcida. Os responsáveis pela violência devem ser tratados como criminosos e não como torcedores.
Racismo
É mais caso de polícia do que esportivo.
CBF, Bom Senso, Brasileiro, Liga
Qualquer modificação significativa no futebol brasileiro passa, necessariamente, pela alteração da equação de poder (Federações x CBF). Enquanto as Federações não forem retiradas do processo, o futebol brasileiro não evoluirá.
Neymar
Preocupa-se com a carga excessiva de responsabilidade colocada no jovem (22 anos). Acha que isso pode prejudicá-lo e, consequentemente, à Seleção.
Seleção titular na Copa
Júlio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Neymar e Fred. Perguntei-lhe sobre Luiz Gustavo x Fernandinho. Eu disse que acho o jogador do ManCity mais qualificado. Concordou, mas falou algo que não tinha pensado: Luiz Gustavo é mais alto (1,87 x 1,76), por isso, acredita que o Felipão vai escalá-lo.
Favoritos à Copa
A Copa não sairá do quarteto Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha. O Brasil não é o maior favorito: “está no bolo”.
Legado da Copa
Para a população, acha que ficará aquém do que poderia. Para os times, os novos estádios brasileiros podem favorecer o futebol.
Dirigentes
“A classe melhorou nos últimos 10 anos”.
Jornalismo
Além do preparo necessário para o exercício da profissão, outra lição que podemos assimilar é a obrigatoriedade do garimpo da informação correta, verdadeira e completa. Isso quer dizer que nunca se deve acreditar no que se lê, ou seja, não se deve informar algo antes de checar, checar e checar. E essa averiguação não é na internet, mas na própria fonte. Feito isso, evita-se disseminar o que prejudica a imagem do jornalismo esportivo e, principalmente, o torcedor.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @MauroJacome
Foto: Liomar Gomes
2 Comments
Comments are closed.
Também gosto muito do PVC. Porém, nesta entrevista ele está sendo incoerente na questão de quem é o REAL CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987! Se no imbróglio PORTUGUESA e MULAMBOS em 2013, ELE DIZ QUE DEVE SER CUMPRIDO O REGULAMENTO, PORQUE O REGULAMENTO DE 1987 NÃO DEVERIA SER CUMPRIDO? OS MULAMBOS FIZERM “WO”!
NA ESPN-BRASIL, LIXO MESMO É O TRAJANO, KFOURI, ANTERO E O MAIOR DELES MAURO CÉSAR PEREIRA! É MUITA MERDA E SACANAGENS JUNTAS!
*** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin…
O PVC é um dos poucos que se salvam na Espn.
Muito boa à entrevista, Mauro!
ST