Portuguesa 1 x 3 Fluminense (por Marcelo Savioli)

Amigos, amigas, se houve quem só assistisse aos 15 minutos finais de Portuguesa 1 x 3 Fluminense, deve ter saído com a impressão de que o placar do jogo foi generoso com o time da casa. Naquele período da partida, o Fluminense colocou duas bolas na trave, o goleiro deles fez defesas importantes e a Lusa carioca mal teve a oportunidade de pisar na intermediária adversária.

Para quem assistiu ao jogo inteiro, no entanto, os 15 minutos finais no máximo foram suficientes para conferir ao placar a propriedade de poder dizer que espelhou o que aconteceu em campo.

A dinâmica do jogo da noite desta quinta-feira em quase nada se diferenciou das jornadas anteriores. Partida monótona, com poucas oportunidades de gols e um Fluminense apresentando deficiência de recursos técnicos. O resultado de 3 a 1, que perdurou até o final, foi melhor justificado pelas falhas dos defensores do time da Ilha do Governador.

No segundo gol, falha do zagueiro, que fez pênalti infantil em Samuel Xavier. No terceiro, falha mais comprometedora, agora do goleiro, que interceptou cruzamento de Serna de forma atabalhoada, permitindo que Cano se aproveitasse para marcar seu segundo gol no jogo.

Se o futebol fosse justo, o grande momento do Fluminense no jogo, nos 15 minutos finais, seria uma luta para tentar mudar um placar adverso, ainda que fosse um empate. Mas o futebol é bola na rede e a Portuguesa deu causa à sua derrota, contando com a prestimosa ajuda de Fábio, que fez pelo menos duas grandes defesas na partida.

Mano comandou a equipe à beira do campo pela primeira vez no ano, escalando um time recheado de jogadores que, em tese, deverão ser os protagonistas na temporada. No entanto, voltando aqueles 15 minutos finais, o Fluminense que funcionou foi aquele que esteve em campo após cinco substituições.

Nada que possamos tomar por conclusivo, afinal tivemos em campo jogadores que mal fizeram pré-temporada e precisam ganhar ritmo de jogo, mas não deixa de ser preocupante a profusão de erros técnicos na partida. Espero que as decisões da comissão técnica atendam a critérios técnicos em 2025, porque a temporada é pesada, mas cheia de oportunidades.

Saudações Tricolores!

Comentário