Sábado passado aconteceu mais um evento conhecido como Samba do Bellini, que reúne sambistas que devem comparecer trajando as camisas dos seus respectivos times, cujo intuito é promover a paz nos estádios e chamar a atenção para o fato que torcidas diferentes podem conviver harmoniosamente nos estádios!
O evento foi uma iniciativa de torcedores comuns, entre eles, o botafoguense Cesar Oliveira e a flamenguista Eugênia Rodrigues, após morte de um torcedor vascaíno recentemente após ataque de torcedores do Flamengo!
Em ambiente de festa e ode a tolerância, o grupo criou um slogan sensacional: “Pelo sagrado direito de sacanear o adversário”. Realmente, é inadimíssivel torcedores de clubes diferentes não poderem ir ao estádio juntos e com tranquilidade.
Antigamente, quando o Maracanã reunia mais de cem mil pessoas, os torcedores de clubes diferentes iam de ônibus e trem, juntos, no clima de zoação sem que nada de violento acontecesse. Da década de 80 pra cá é que a coisa descambou de tal maneira que ir a um clássico é uma tarefa para herois.
O evento contou com artistas do mundo do samba, tais como o tricolor Wilson Moreira, o botafoguense Wanderlei Monteiro, o vascaíno Paulinho Mocidade, o flamenguista Biro (ex-Galocantô) e culminou com uma grande roda de samba reunindo todos estes e mais alguns.
Antes porém, a famosa Charanga do Bangu deu o início ao evento tocando os hinos dos principais clubes do Rio de Janeiro. Sensacional!
Esperamos com toda sinceridade que o evento prospere e que o torcedor carioca abra a mente para entender que a rivalidade existe, mas deve ficar apenas no campo da gozação. Nunca descambar pra violência.
Quero poder ir ao clássico sossegado com a camisa do meu time e poder levar meu priminho amado de onze anos!
Não é mais possível haver mortes por brigas de torcidas! Parabéns aos organizadores do evento! Vamos ajudar a divulgá-lo! Paz nos estádios! Paz entre as torcidas!
Marcus Vinicius Caldeira
Panorama Tricolor/ FluNews
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagens: MV Caldeira
Contato: Vitor Franklin
O problema não é os bons, os sadios e equilibrados, é justamente uma minoria violenta, recalcada e mal amada que provoca as badernas. Futebol é apenas uma parte da nossa vida, que mexe com nossas emoções, nos dá alegria. E só. temos outras coisa pra fazer além do futebol, como trabalhar, estudar, criar nossos filhos amar nossas namoradas (as mulheres os namorados), ler, ir ao cinema, viajar, etc. Aqueles que fazem do futebol o grande motivo de suas vidas, certamente se frustrarão nas derrotas e verão os adversários como inimigos a serem eliminados da face da Terra. Façamos como o Wagner Love ontem, abrace o adversário antes do jogo, lute com todas as forças contra ele durante o jogo e volte a abraçá-lo depois do jogo. Não somos animais irracionais. Ou será que somos?
Parabéns pelo apoio a essa grande iniciativa, MVC!
Todos os admiradores do futebol e verdadeiros torcedores estão juntos contigo e mais essa galera do bem!
Abraços e Saudações TRICOLORES!