Panorama Tricolor, 12 anos de independência (por Paulo-Roberto Andel)

Como se percebe, não chegamos ao ônibus agora. Em tempos onde tudo é descartável, 12 anos de internet praticamente diária valem um século. De janeiro a dezembro, às vezes deixando as férias de lado.

Inspirado no primeiro grande site de articulistas do Fluminense, o Fluminense & Etc, o PANORAMA mostrou não apenas ser um herdeiro digno mas expandiu as possibilidades. Junto com as colunas diárias, fizemos um programa de TV semanal para debater os assuntos tricolores, hoje o mais longevo de todos no universo Fluminense. E aqui também começou o primeiro programa de TV feito exclusivamente por garotas torcedoras do Flu.

O fato de ter opinião diária trouxe pluralidade ao PANORAMA, com opiniões diferentes e independência, mesmo quando algum de seus integrantes esteve vinculado a gestões tricolores. E por mais que alguns nomes se destacassem, a proposta sempre foi a de uma produção coletiva prioritariamente.

Doze anos depois e com tantos outros conteúdos na internet, o site do PANORAMA recebe pelo menos 1.000 visitas diárias, o que totaliza mais de quatro milhões de acessos, isso sem contar os outros veículos tais como Facebook (média mensal de 1.000.000 de visitas), Instagram e YouTube. Temos o maior acervo escrito de produção própria do universo internauta tricolor, com mais de 15.000 artigos exclusivos para o site – não apenas um recorde para o Fluminense mas também para todos os grandes clubes brasileiros. Claro, os livros vieram junto e uma dezena deles foi disponibilizada aqui gratuitamente por ebook.

Produzimos material dos mais diversos estilos, dos mais profundos aos mais simples: jornalismo, investigação, opinião, análise, resenha, artigo, crônica, cultura e poesia. Mais de 100 articulistas passaram por aqui nestes 12 anos e ajudaram a casa, claro, além de serem promovidos por ela – mesmo um ou outro que só consiga operar pela lógica da ingratidão. Faz parte do jogo. A maioria absoluta é grata e reconhece a importância da casa.

Em mais de uma década, registramos tudo: grandes títulos, derrotas pesadas, fases de seca, bobagens de dirigentes e grupos políticos, muitos erros e alguns acertos. Tudo em textos, áudios e imagens que no futuro vão ser muito úteis para se compreender uma parte do Fluminense no século XXI, numa produção que se intensificou a partir da pandemia, com a parceria com o CANTINHO DO LARANJAL e a RÁDIO PANORAMA LARANJAL, que transmite todos os jogos do Flu a cada temporada.

Tudo isso sem fazer concessões, sem acordos espúrios e passagem de pano constrangedora para quem tem um mínimo de vergonha na cara. Somos apenas nós, nosso trabalho e nosso cotidiano. Não esperem da gente faniquitos em vídeo, mas ponderação e profundidade nas análises. Mesmo sem likes comprados e pau de selfie, o PANORAMA já foi representado em quase todos os canais de TV aberta do Rio, bem como em todas as grandes rádios cariocas. Onde ainda não foi, é por mero boicote mas não faz falta. Nossa voz ecoa por dezenas de milhares de tricolores diariamente, mesmo com diversas sabotagens, estúpidas tentativas de silenciamento e até mesmo o famoso “fogo amigo”. Mas é aquela coisa: ninguém combate o que é insignificante, e muitos dos nossos detratores gostariam de estar por aqui e ter 1/100 da nossa audiência…

Sem um tostão de lucro, sem lenço nem documento, seguimos o nosso caminho. A gente quer fotografar o Fluminense, quer falar do Fluminense como ele é, quer fazer as pessoas pensarem o Fluminense e agirem para de alguma forma torná-lo melhor. Tamos aí na atividade, doa a quem doer. No texto, na imagem, no áudio, no livro, na mensagem, tem PANORAMA para todo lado. Queiram ou não dirigentes, sócios, funcionários e politiqueiros do clube.

Muito obrigado a todos os que ajudaram nessa construção de coração, são milhares e milhares de tricolores pelo Brasil e mundo afora.

Os rancorosos não precisam de réplica: os currículos da casa, do editor e da equipe já são respostas pesadas demais. Só eu tenho 130 kg e 25 livros, imagine o resto.

3 Comments

  1. Vida longa ao Panorama Tricolor! É só o início! Saudações tricolores!

Comments are closed.