Na terça-feira fomos surpreendidos, “pero no mucho”, com a noticia de que Wellington Nem estava sendo negociado com o clube Ucraniano Shakhtar Donetsk. Ontem veio a confirmação. O clube ucraniano vai pagar nove milhões de euros (cerca de vinte e cinco milhões de reais) e setenta por cento do valor vai pro Fluminense. O atacante inclusive já está na Ucrania para realizar exames médicos.
Gosto muito do futebol dele. Ajudou-nos muito na conquista do Carioca e do Brasileiro no ano passado, mas tem uma deficiência vital para um atacante: não sabe finalizar! Em dois anos de Fluminense fez apenas vinte e cinco gols que, somados aos dez que fez pelo Figueirense, totalizam trinta e cinco gols em noventa e um jogos ao longo da carreira. É pouco!
A verdade é que o Fluminense sempre tem a necessidade de vender de um a três jogadores por ano para manter as combalidas finanças do clube um pouco equilibradas. A saída do Nem vem para ajudar a pagar as contas. Além do mais, Wellington Nem, pra mim (posso estar enganado), é um atacante com prazo de validade. Não vai além do que vem jogando. Claro, jogando em alto nível, mas dificilmente irá evoluir.
Nós não temos porque desesperar! Temos peças de reposição no próprio elenco vindo da base e a perda deve ser compensada. Marcos Junior, pra mim, pode vir a ser mais jogador que o Wellington Nem, uma vez que tem as mesmas características de velocidade, arranque e de partir pra dentro com um “plus”: saber finalizar.
Além disso, por conta da transferência, Abel promoveu a subida do jovem Kennedy que inclusive joga pela Seleção sub-17. Esse moleque é bola!
Vou sentir saudade do Nem, mas longe da histeria das redes sociais, achei um belo negócio pro Flu!
Vida que segue!
Toda felicidade do mundo para você, Wellington Nem!
Marcos Jr e Kennedy: aproveitem a chance!
################
Outro que pode sair é Carlinhos! Desse eu vou sentir falta, apesar de termos o Monzón para dar conta. Mas noventa por cento da torcida do Flu vai gostar, a julgar pela cornetagem ampla, total e irrestrita em cima do cara.
################
Uns sairão! Outros virão. Uma pequena oxigenação necessária já que o time ainda não deu liga neste ano. Continuaremos fortes na briga pelo penta campeonato brasileiro!
Marcus Vinicius Caldeira
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Boa sorte, pro garoto!
——————————————————-
Há 6 anos, voltávamos a vencer um título nacional, com o gol
marcado pelo zagueiro Roger.
Dia i-nes-que-cí-vel!!
Concordo contigo! Lembro inclusive de comentarmos, logo que o Nem estava surgindo, que esse tipo de jogador tem validade curta por conta das características: Foco demais em velocidade e explosão. Mesmo jovens esse caras vivem com problema de lesão e a queda de rendimento acontece rapido, são vários exemplos no futebol e o Lenny é um exemplo recente que temos.
Acho que o negócio foi em boa hora, não sei se a má fase do Nem já não é consequencia disso.
Caro Marcus Vinícius,
sempre gosto de saber notícias das divisões de base do Flu. Será que dá para fazer um programa Panorama Tricolor chamando um dirigente de Xerém para sabermos quem são os jovens com maior potencial; sabermos mais sobre o trabalho psicológico feito lá em Xerém com o Kennedy; as rivalidades com o Robert; o que aconteceu com aquele menino que tava desaparecido e a mãe desesperada; qual a previsão sobre o Biro-Biro; como é discutida a questão das drogas lá na base; qual é o retrospecto do Michael; quais os futuros goleiros; qual o potencial do Igor Julião, essas coisas…
Fica a sugestão.
ST
O pior é que a Justiça do RJ está melando o negócio. De acordo com a Procuradoria da Fazenda o Flu tem uma dívida tributária da ordem de 105 milhões e uma outra com a Telemania de 25 milhões. Dos 15 milhões que o Flu teria direito na venda do Nem não vão sobrar nem centavos pra tilintar no cofre do clube. Perdemos o craque e não temos o dinheiro para investir. Se essa ação for acolhida, a iminente venda do Jean e de outros jogadores que estão em vista dos europeus também só vai servir para enfraquecer o time. Pobre futebol brasileiro…