O tricoleba e seu funcionamento (por Marcus Vinicius Caldeira)

Ontem, um amigo do Twitter – sim, eu os tenho – me perguntou o que era um tricoleba. Pois bem, eis que hoje explicarei a todos o que um tricoleba.

O tricoleba é como uma classe social dentro da sociedade tricolor. Assim como há a burguesia e o proletariado na sociedade capitalista. Pois bem, na sociedade tricolor, há os tricolores e os tricolebas. Diferente do que Marx preconizava na sociedade capitalista, não há luta entre estas duas classes na sociedade tricolor. Tricolores e tricolebas atuam juntos no ato de torcer pelo Fluminense. Um não é melhor que o outro. Ambos torcem pelo Flu, porém de jeitos diferentes: um é tricoleba.

Não sei de onde surgiu a palavra tricoleba, sua semântica e sua etimologia. Sempre associei a tricolor pereba. Não sei porque! Mas, é a primeira coisa que me vem a cabeça!

Um tricoleba é fácil de explicar segundo suas ações.

O tricoleba é aquele que tem tempo livre e dinheiro para ir ao Engenhão mas não o faz por vários motivos: o estádio é longe, é do Botafogo, mal localizado, não tem estacionamento, não é assistido pelos meios de transporte de massa, não tem comida, etc… Mas, o engraçado é que no dia do jogo contra o Cruzeiro na entrega da taça, o tricoleba disputou no tapa um ingresso e pagou até duzentos reais por um. Incrível, não! Nessas horas as “dificuldades” desaparecem.

Outra faceta engraçada do tricoleba é a seguinte: no jogo decisivo e o bichinho pega sua câmera e fica tirando fotos, em vez de apoiar o time. Teve um que em 2010, no jogo empatado contra o Goiás (ainda restavam 3 rodadas), além de ficar tirando fotos o jogo todo, ainda exclamou ao fim do jogo: “Já era, perdemos o campeonato”. Tricolebaço!

Mas em nenhum lugar do mundo existe mais tricolebas do que na “Twittosfera”. O Twitter é infestado deles. Adoram usar o os 140 caracteres a que tem direito para mostrar cenas de tricolebagem explícita.

Teve tricoleba que passou o ano inteiro xingando o Abel. Isso mesmo! E o mais engraçado era que quando o time perdia (e perdeu muito pouco este ano, menos de dez partidas) era culpa do Abel e se ganhava era por causa do elenco! Inteligência rara, não?

Mas, o rei dos tricolebas no twitter foi um que morava em Belo Horizonte e que ao perguntá-lo se ele ia apoiar o time no estádio, ele disse que não, pois o time não jogava bem e futebol para ele é diversão, prazer! Meu deus! Mas, o engraçado é que enviava mais de 30 tweets por dia falando sobre o Fluminense! Cômico!

O tricoleba é fácil de ser identificado no estádio: “Onde fica a norte, por favor?”, sintoma clássico de tricolebagem!  “Abel, tira o Thiago Neves, porra!”, o camisa dez não estava nem em campo. Esta é clássica.

O tricoleba não queria a vinda do Deco, bradou veementemente contra a volta do Thiago Neves e agora tira a cueca – ou a calcinha – por cima, só de ouvir falar em Ronaldinho Gaúcho! E o mais engraçado é que a qualquer anúncio de contratação ele diz que prefere o Conca. Porra, eu prefiro o Messi, mas não é possível!

O tricoleba pediu pra demitirem o Fred quando ele foi perseguido pela torcida na noitada e até pouco tempo achava que o custo-benefício em relação a ele era alto! Hoje, mudou de opinião! Claro, o tricoleba reproduz tudo que a mídia coloca na cabeça dele.

Todo tricoleba que se preze é a favor da saída da Unimed. É cult ser contra a Unimed. Para este, a Unimed já estaria fora do Flu há séculos: “parceria nefasta ao clube”, como se fosse fácil achar alguma empresa que injete 80 milhões por ano no clube!

O tricoleba quer assistir ao jogo sentado e fica puto se tem alguém em pé na sua frente, cantando e pulando para apoiar o time: “senta, eu paguei o ingresso e quero assistir ao jogo”. Repare, ele não vai ao estádio para empurrar o time, ele vai como se fosse para uma ópera. Partida de futebol, definitivamente, não é uma ópera! Puta saudade do povão no estádio!

Onde você não verá tricolebas:

– jogo do Fluminense às 21 horas de sábado, como naquele Fluminense x Portuguesa;

– Jogo do Fluminense após duas derrotas seguidas em casa;

– Jogo do Fluminense seguinte ao de alguma eliminação na Libertadores.

Outro clássico da tricolebagem: o malandro pega a quantidade de público presente diminui da quantidade de público pagante e o resultado ele diz que está na mão de cambista! Esquece da gratuidade por lei, organizadas… e sai logo culpando a diretoria do clube.

Tem tricoleba que abandona o estádio no meio do jogo se o time está perdendo ou jogando mal. Tem tricoleba que na hora do jogo resolve assistir a estreia do filme da “sensacional” saga Crepúsculo.

Outro clássico da tricolebagem: o malandro vai para La Bombonera e passa o jogo inteiro no telefone com o filho: “filhão, o pai está em La Bombonera”, “que emoção”. O jogo comendo solto e o cara: “filhão, papai te ama”, “vou levar uma camisa do Boca Jrs para você”.  E ficou assim os quarenta e cinco minutos inteiro do primeiro tempo. Ninguém me contou. Eu vi!

O tricoleba, como já relatei, quase nunca vai ao estádio, mas faz questão de pedir um estádio para 70.000 pessoas. Se falar em estádio do Fluminense para 30.000 pessoas, ele desmaia: “Absurdo!”. Pois bem, para mim o estádio do Flu tinha que ter capacidade para 20.000 pessoas – para irem os “loucos” de sempre.

Todos os dias agradeço por não ser um tricoleba ou me comportar como um. Não sou mais tricolor que ninguém e,  não acho que alguém é mais tricolor ou menos tricolor ou que é melhor tricolor que outro. Mas, só acho o tricoleba um cara chato pra caralho e como diria Oswaldo Montenegro, um chato, só tacando no mar!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

16 Comments

  1. Adorei o texto, ri muitooooo.
    Inteligente, bem humorado.
    Agora vamos lá, tem espaço para todos, até para os tricolebas, trocolebas, trocolocos e suas variações, Imagine se não existissem, você não teria escrito esse texto, eu não teria rido de montão. Então valew .
    ps: Não briga com eles, estão dentro do contexto.

  2. Se vc não tem opinião séria a dar… ou não quer apoiar o Fluminense então realmente vc é um tricoleba… Achei o apelido ótimo…tenho sugestões: Tricolosta, Tricolixo, Tricolontra (o melhor de todos), Tricolagem (lembrando a cartolagem…) e Tricolatas…(muito popular esse aí…)

  3. Grande Caldeira,

    Este texto foi excelente. Morri de tanto rir.

    Mas você captou muito bem o ser chamado TRICOLEBA! Grande sacada.

    Tem uns que ficam o ano todo falando contra, conetando, achincalhando todo mundo, ninguém presta, como verdadeiros profetas do apocalipse.

    Ao final dos campeonatos, quando o Fluminense é campeão ele diz: SOMOS campeões!?!?!?

    Somos quem cara pálida?

    Parabéns pelo tricolebante texto!

    ST, Luiz

  4. Fico muito feliz de ver algumas críticas minhas a quem se acha mais tricolor do que outro, por vários motivos tricolebísticos ou não, serem reproduzidos quase ao pé da letra. Saudades de esperar os 30 do 1º tempo pra liberação da geral … Ceará, Anapolina, Desportiva, Brasil de Pelotas, ai ai, que saudades …

  5. Faltou dizer que se chamarem os tricolebas de tricolebas eles endoidam!

  6. Sensacional a definição de tricoleba Marcus. Nós que frequentamos os jogos do Flu constantemente, conseguimos identificar esta classe com muita facilidade. E vou te dizer que tem aos montes por aí, principalmente nas últimas rodadas do campeonato, e se o time estiver bem…rs. Abraço.

  7. Adorei o texto como sempre…Passional, instigante,realista e completo.
    Nao ha o que se complementar…O triste e saber que eles existam em grande quantidade.
    Cabe a nos, TRICOLORES, faze-los vivarem verdadeiros amantes TRICOLORES!

    ST

  8. Os tricolebas piram… E agora me ameaçam de porrada! Meeeeeeedo! kkkkk

    1. Paulo comenta: só uma categoria profissional ameaça os outros pelas redes sociais.

      Os bundamoles.

  9. Caldeira,
    Esta até o Stanislaw Ponte Preta assinava, brilhante…!

  10. Grande MVC!
    Gargalhei aqui a cada linha! E rir é o melhor remédio para livrar-nos dessa praga da tricolebicite!
    Acho que o tricoleba tá mais pra AMEBA! hehehehehehe
    Não deixa de ser uma pereba, no sentido de também ser uma doença de pele, que pode ser transmitida com ou sem contato.
    TRICOLEBAS, uma boa razão para termos um estádio de “apenas” 20 mil lugares!
    Vamos, FLUZÃO!

  11. Valeu, Rodrigo! Tricoleba é muito chato! Já quase saí no tapa com uns 3. As histórias que contei eu vivenciei. Faltou contar a do Fluminense x América-Mex no ano passado quando 5 tricolebas aos 15 do primeiro tempo foram embora! Quando eles se levantaram mandei irem para aquele lugar e disse a eles que naquele momento o Flu iria virar! O que aconteceu? kkkk

  12. Caldeira, concordar ou não é simplesmente uma questão de ponto de vista e muitas vezes momentânea,mas gosto muito dos seus textos,principalmente pela emoção que vc coloca neles! Ranzinza as vezes? Com certeza,mas apaixonado sempre! Sobre os tricolebas,o texto está irretocável,não é questão de ser melhor ou pioras é insuportável ver o jogo com um cara que mesmo o time estando 658 pontos na frente,empata com o são Paulo,no Morumbi,fala pra vc “é,agora já era”.
    esse tipo,é melhor que nem vá ao estádio! ST

Comments are closed.