O milagre nas mãos de Muriel (por Paulo Rocha)

Acompanho futebol intensamente desde a época da Máquina Tricolor, nos anos setenta. Já assisti muitos Fla-Flus e sei que, neste clássico, tudo pode acontecer. É um jogo diferente, que mexe com o inconsciente coletivo e proporciona emoções inesperadas. Desfechos também.

Contudo, pelo que (não) vimos do time do Fluminense após a apressada volta do Campeonato Carioca em meio à pandemia, creio que teremos que esperar por um milagre. Não é só a disparidade técnica e física atual em relação ao arquirrival: não vejo neste time tricolor o espírito de campeão.

Possa estar enganado – espero estar, sinceramente – e o Fluminense nos brindar com uma daquelas quebras de paradigma históricas, coisa que já aconteceu antes. Porém acho muito difícil. Mas como somos tricolores de coração, ficaremos à espera de um milagre.

Um dos poucos fatores que ainda me fazem acreditar que é possível triunfar, por incrível que pareça, vem de um cara a quem costumo criticar áspera e costumeiramente: o goleiro Muriel. Após um começo ridículo na retomada da competição estadual, com direito a frango por baixo das pernas na vexatória derrota para o Voltaço, o arqueiro tricolor parece ter encontrado a sua melhor forma.

Ano passado, quando ele chegou ao Flu, também falhou nos primeiros jogos. Mas se recuperou e deu grande ajuda para nossa fuga do rebaixamento até quebrar a mão num duelo contra o Internacional, no Sul, e ficar fora do restante do Campeonato Brasileiro (cedendo o lugar ao competente prata da casa Marcos Felipe).

Como não há vantagem nesta decisão da Taça Rio, vejo como possível empatarmos no tempo normal e vencermos nos pênaltis. E Muriel é figura fundamental neste cenário. Além dos nossos cobradores, é claro, que espero estejam bem treinados.

O que não pode acontecer é, mesmo que percamos esta decisão, é nossa torcida desacreditar que um novo (ou seria o antigo?) Fluminense está surgindo. Um clube engajado, com uma torcida consciente e sem maremotos políticos para atrapalhar a sua reconstrução.

Para conquistar a Taça Rio e, quem sabe, o Carioca, precisaremos de um milagre a ser protagonizado pelas mãos de Muriel. E eu acredito em milagres. Torçamos com fé e, acima de tudo, com orgulho de sermos tricolores. E sempre de cabeça erguida.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade

1 Comments

Comments are closed.