O futuro III – O Fluminense internacional (por Marcelo Vivone)

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O Fluminense vive, sem dúvida, um momento especial da sua história. Claro que ainda há uma longa estrada a ser percorrida para sermos um clube forte e autossuficiente, como éramos no passado, mas o caminho que o clube tem trilhado nos faz sonhar com um futuro próspero e de pujança.

Nas últimas 2 colunas falei de um futuro próximo e principalmente da formação de times capazes de ganhar cada vez mais títulos, mas dessa vez gostaria de falar de um futuro mais a médio e longo prazo.

E nesse aspecto, a internacionalização da marca é uma ação de fundamental importância para o crescimento do Fluminense.

Começando pela viagem que o clube fez a Orlando, já ouvi e li opiniões contra e a favor a empreitada. Não entendo de marketing, muito menos o esportivo e, portanto, não tenho como avaliar o retorno que essa viagem pode nos dar. Mas não há como negar que a diretoria está trabalhando na busca da divulgação da marca Fluminense e que mercados como o americano e o chinês, além da América do Sul, devem ser os alvos.

Falando em América do Sul, pude constatar in loco que o trabalho que tem sido feito nos últimos anos dentro do campo com certeza já está ajudando o clube a divulgar a sua marca. Estive por 5 dias em Buenos Aires e lá o Fluminense já é uma realidade.

A foto de capa da coluna é um exemplo da visibilidade que o Fluminense tem hoje na Argentina. Ela foi tirada em uma pequena loja na Av. Córdoba, em frente às Galerias Pacífico, que em sua parte superior faz uma grande homenagem à Maradona (esse sim, um ídolo nacional de verdade, que ganhou uma Copa do Mundo para o seu país), vide foto abaixo. No restante da loja há muitos produtos referentes à seleção argentina e seus clubes, ao Messi e ao Barcelona.

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Produtos lá expostos sobre o Brasil somente os relativos ao Fluminense e ao Corinthians. Se contarmos que o Corinthians é o atual campeão da Libertadores e mundial, é sintomático que o Fluminense esteja ao seu lado, com o mesmo destaque.

Já em uma loja em Caminitos, rua famosa da capital que fica a duas quadras do estádio do Boca, há uma série de troféus representando todos os clubes vencedores da Libertadores. Há, portanto, troféus de Cruzeiro, River, Inter, Penarol etc. Interessante foi notar que o único clube que não foi campeão do torneio continental e que está representado por um troféu (de campeão) é o Fluminense, como mostra a foto abaixo.

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Por fim, de volta ao centro de Buenos Aires, na rua Florida, mais uma loja faz referência ao tricolor carioca. Estão lá presentes também mais 7 clubes do Brasil (foto abaixo).

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Saindo de Buenos Aires e dando “um pulo” em Praga, há mais um exemplo da representatividade da marca Fluminense. Em viagem à capital da República Tcheca no final do ano passado, minha (querida) sogra se deparou com algumas matryoshkas do nosso tricolor e de alguns outros clubes do Brasil. Acabei sendo presenteado com um belo exemplar das tais matryoshkas, como mostra a foto abaixo.

Praga - Matryoshkas(x)

Com a continuidade da obtenção de bons resultados e títulos a nível nacional e internacional e o trabalho paralelo de divulgação da marca, como as parcerias com clubes estrangeiros, a imagem do Fluminense tende a se tornar cada vez mais forte.

Vivemos ou não um momento especial da nossa história?

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

3 Comments

  1. Assistí tb o programa na Sportv e realmente a camisa do Flu foi prontamente reconhecida pelos entrevistados na Itália!

    Sds Tricolores!

  2. Em um certo programa de esportes, em que ao repórter visita países participantes da Copa das Confederações e entrevista pessoas nas ruas para medir o conhecimento delas sobre o Brasil, a camisa do Flu foi reconhecida por todos os entrevistados na Itália. A de outros clubes suscitou dúvidas e confusões, mas a tricolor não. Sinal de que a marca Fluminense, em razão dos resultados que o clube vem tendo, já começa a ser reconhecida no exterior. Para manter e até crescer esse reconhecimento somente ganhando títulos e participando de torneios internacionais, o que só se conseguirá com times de primeira. Por isso temo essa “queima”que está acontecendo no elenco, sem notícias de novas contratações.

    1. Vivone:

      Jorge, não assisti a esse programa não. Legal saber disso. Concordo com vc, os resultados precisam continuar existindo para o fortalecimento da marca continuar.

      Um abraço.

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