Nem o mais otimista dos tricolores seria capaz de imaginar que, na rodada final do Campeonato Brasileiro, o Fluminense estivesse brigando por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. E com amplas condições de conseguir. Nada mal para uma equipe desacreditada por todos e que sofreu tantos problemas no decorrer de uma temporada atípica.
Acredito firmemente que, se vencermos o Fortaleza no Maraca, obteremos a classificação. Quem viu o jogo entre Botafogo e São Paulo teve provas de que só um milagre fará o Tricolor paulista bater o embalado Flamengo, mesmo no Morumbi. E a galera do Flu torce por um empate, que além de ser insuficiente para o Sampa, impediria o titulo do nosso arquirrival.
Apesar dos desfalques de jogadores importantes, como Nino (infantilmente expulso na Vila Belmiro), Egídio e Martinelli, temos amplas condições de somar esses três pontos tão importantes. O Fluminense dos últimos jogos nos dá confiança. O Fortaleza não corre mais risco de ser rebaixado (Alguém aí acredita no Vasco?); basta jogarmos com calma e Inteligência que chegaremos à vitória.
Não custa lembrar que essa foi a melhor campanha do Tricolor após o tetracampeonato, em 2012. Os ventos do sucesso começam a soprar, novamente, na direção das Laranjeiras. Que Marcão seja reconhecido por seu trabalho e possa entregar a Roger Machado, o novo treinador, um time capaz – com a chegada de alguns reforços e a despedida de várias “malas” – de nos fazer sonhar com a conquista continental.