O eficiente e o eficaz (por Rods)

Edinho Fluminense
Já foi os dois e hoje não é nem um nem outro

O pessoal da administração e dos concursos em geral pode me corrigir, caso eu esteja falando besteira. Eficiente é aquele sujeito que faz tudo certo, do jeito que deve ser feito. Eficaz é o sujeito que chega ao seu objetivo, que cumpre sua meta. Pois então, se você perguntar a uma boa parte da torcida (que no momento está crescendo em número), o Fluminense de 2013 não é um e nem outro. E só para não ter confusão, vamos trazer os conceitos para o esporte bretão.

Eficiente: o time que joga futebol direito. Quanto melhor jogar, mais eficiente é.

Eficaz: o time que faz o gol, que ganha as partidas e que é campeão.

Mas já que eu falei da torcida, onde ela entra nisso? Tem a parte que se satisfaz com apenas com a eficácia, mas tem a parte que exige a eficiência junto. Analisando 2012, o Fluminense campeão carioca e brasileiro foi eficaz (infelizmente não na Libertadores), mas nem sempre foi eficiente. No fim, com o saldo geral positivo, entre corneteiros, tricolebas, apaixonados e extremistas, todos comemoraram. Juntos.

Mas o que mudou de lá pra cá? Sem analisar detalhe por detalhe, consigo dar uma resposta: o gol. No ano passado, o time era tão eficaz que encontrava o gol, mesmo no improvável e às vezes até no impossível. Neste ano, o gol parece se esconder de nós e não conseguimos achá-lo nem de binóculos. Não é à toa que teremos o segundo jogador homenageado pela “imprensa oficial”. Se tudo irá melhorar quando começarmos a marcar novamente eu não sei. Te respondo quando isso acontecer. Ou não.

Decepções

Quem assiste o Programa Panorama Tricolor vai ler algumas palavras repetidas, mas preciso externá-las novamente, mesmo porque minha crença em um Flu campeão de tudo em 2013 foi alvo de debate. Eu continuo acreditando, mas…

Atitude: não vi mudança alguma de atitude do time ou do Abel. Eu estava até ansioso por ver o Fluminense entrando com mais pegada, com mais vontade de vencer. Não foi o que aconteceu. Apesar da marcação muito bem feita pelo Audax, não aceito isso como desculpa.

Bruno: ah, esse não decepciona! Afinal, como uma decepção pode decepcionar? Para mim nem lances isolados, como o do gol, salvam. Parece que ele se machucou no treino de ontem. Será que agora vai?

Carlinhos: como jogou muito contra o Huachipato, minha bronca será apenas um zzzZZZzzz…

Edinho: o melhor amigo do MR já foi um leão em campo, mas nos últimos jogos não tem sido apenas inoperante, mas nocivo ao time. Errou passes fáceis, não soube marcar e ainda armou contra-ataques para o adversário. Ele precisa de uma geladeira por insuficiência técnica.

Abel: nosso comandante está se arriscando, pois a cada jogo manda mais convites para a torcida se opor a ele. Não sei dos assuntos internos do grupo e nem do Fluminense, mas mesmo para quem é vigésimo técnico mais bem pago do mundo e diz que nunca se sentiu pressionado, a aposta pode estar ficando alta demais. Defendo o Abel, mas começo a pensar se não seria a hora de uma renovação de ares.

Fred: se alguém puder me dizer o que houve, eu agradeço. Naquele primeiro peteleco, colocou a mão na coxa. Porém se estivesse sentindo algo, duvido que ficasse em campo correndo risco de se machucar e ser cortado pelo Felipão. Para mim, ele se poupou descaradamente.

Torcida: ingressos a 10 e 20 reais. É brincadeira, torcida tricolor? A resposta fácil da vez seria a chuva? Que me desculpem, mas a catástrofe não ocorreu perto do Engenhão. Só apoiar a cinco rodadas de ser campeão é fácil.

Por fim, fica a grande decepção do futebol: nossa cara de tacho com o modo que federação e times são manipulados pela televisão. Fluminense x Duque de Caxias, muda de dia e depois muda de hora. Parafraseando o canhotinha: “é brincadeira?”.

Voltando às nossas amigas eficiência e eficácia, assim como vocês, eu também gostaria de vê-las andando juntas no nosso Fluzão. Mas por hora, se pelo menos a segunda reaparecesse, eu já me dava por satisfeito.

Na sua opinião, o que tá diferente? O que tá faltando?

ST!

Rodrigo César, o Rods

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Genaro Joner / Zero Hora

12 Comments

  1. Caro Rods,
    eficácia é uma medida preto no branco, fez ou não fez, atingiu ou não a meta estipulada.
    Já a eficiência é uma medida relativa ao esforço investido para produzir a meta, então, por exemplo, em relação ao número de horas de treinamento técnico/tático semanal, o FFC é bastante eficiente em campo, mas, por outro lado, em relação ao montante de recursos financeiros investidos no elenco, está nos saindo bastante mal…rs.
    ST4

  2. Um conselho a todos que votam no clube, esqueça o que se fala de parte à parte, vote nos números.

    ST

  3. O que esta acontecendo internamente ninguem sabe, mas que ta faltando um choque para o time ficar ligado e isso é claro e evidente

    1. Rods comenta:

      Eu imaginava que esse choque iria acontecer nesse intervalo que eles ganharam.

  4. Ae Rods! Dentro (ai!) daquela linha que sugeriu, poderiam mandar o Edim à Antártida para virar comida de urso polar.

    Er… Melhor não, que o Greenpeace vai querer descobrir quem está a envenenar os pobres bichinhos. 😛

    1. Eu sabia que vc ia gostar, MR!

      Nem precisa chegar à Antártida, uma temporada nas Malvinas já tá de bom tamanho. Pode envenenar ingleses e argentinos. 🙂

    2. hehehe,
      MR, infelizmente, os ursos de lá não o comeriam pelos mesmos motivos que não comem pinguim…
      ST

  5. Rods, ao ler o titulo e ver a foto do edinho, comecei a criticar…nosso velho e bom (pré) conceito.
    Ao ler o texto,redimir-me e calei-me diante da visão realista. Também estou meio desiludida com as péssimas atuações do time..Falta garra e vontade.ainda encontram-se no final do brasileirão, onde, já eram campeões!
    o Abel, NÃO SOU TRICOLEBA,porém,ele ja passou da hora de sair,repete erros crassos de substituições e escalações,sua paixão pelo edinho e carlinhos tem acabado com o time e com a paciência de todos nos torcedores!
    Tomara que o time acorde e venha por em prática o velho e bom time de guerreiros!
    no mais, como diz o hino: QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA,esperarei para ver a gloria e a consagração do time em 2013.

    1. Rods comenta:

      Pois é, Dao. Eu tb estou no time da esperança, mas o que está sendo mostrado à torcida causa essa decepção.

      As expectativas ainda são altas. Vamos pagar pra ver.

    2. palmas…muitas palmas… foi o que me restou para suas palavras , Daomanda .

Comments are closed.