O campeão voltou? (por Marcelo Vivone)

esperanca-renovada
Ah, que saudade de comemorar uma vitória.

Foi um primeiro tempo muito ruim, péssimo, na verdade. Mas, com as entradas de Felipe e Igor Julião, o panorama do jogo foi outro. Conseguimos equilibrar a partida a partir do início do 2º tempo e, finalmente, saímos de campo com os três pontos.

Será que a mudança de postura no 2º tempo já teve o dedo do Luxemburgo? Eu diria que sim. Luxa é o tipo de técnico que conhece muito de tática e que, por isso, consegue mudar a postura do time durante uma partida, seja trabalhando no reposicionamento dos jogadores ou substituindo-os.

Há muito a melhorar? Sim, não restam dúvidas. A sequência de derrotas e o 1º tempo da partida de quarta provam isso. Mas, eu pelo menos estou empolgado com o que vi no 2º tempo.

Gostei da ousadia do treinador em colocar para jogar o garoto Igor Julião e, um pouco mais tarde, o ainda mais jovem Kennedy. Venho falando há tempos, muito tempo, que era preciso dar chances para os nossos garotos. Temos uma das três melhores, se não a melhor, categoria de base do país e é preciso que o técnico saiba aproveitá-la ao máximo.

E ainda há mais gente boa para ser testada, como o cabeça-de-área Rafinha, que espero que em muito pouco tempo seja aproveitado no time titular. Há também Renan, Eduardo, Marco JR (esse se conseguir se livrar das contusões) e outros. Tenho esperanças de que com o Luxemburgo seja questão de tempo para esses meninos ganharem mais oportunidades nos profissionais.

Os destaques da partida foram Cavallieri, Carlinhos, Felipe e Igor Julião. Cavallieri parece mesmo ter deixado a má fase para trás e ter voltado a ser o nosso goleiro de seleção. Carlinhos tem protagonizado há algum tempo a nossa principal jogada ofensiva, tendo sido um dos poucos (talvez o único) a se salvar durante toda a má fase da equipe.

Felipe merece menção especial. Com o nível de ex-atleta que Deco tem apresentado e pelo que Felipe mostrou ontem, não tem como ele ficar de fora do time titular. Até que seja contratado um jogador de nível para o setor ou testado algum garoto da base, não há como Felipe ficar de fora. Deco parece mesmo estar vivendo o seu ocaso a nível profissional.

Na zaga continuamos a ver falhas em profusão, problemas que são intensificados pela presença do câncer em campo, que não consegue dar segurança na marcação para os fracos zagueiros do time. É muito urgente a contratação de jogadores para esse setor.

Até que sejam contratados reforços para o restante do campeonato, o time, para mim, é: Cavallieri, Igor Julião, qualquer um, qualquer um e Carlinhos; Rafinha (como teste), Jean, Felipe e Wagner; Sóbis e Fred (com Kennedy entrando na posição do Sóbis ou do Wagner).

As contratações precisam ser feitas para a zaga, meio de campo e ataque. Para zaga, o ideal seria a chegada de dois zagueiros de qualidade, para assumirem a condição de titular. No caso de somente uma contratação, eu testaria o Wellington Carvalho ao seu lado.

Há necessidade também da contratação de um camisa 10. Nosso elenco não tem hoje esse jogador. Todos aguardam com ansiedade a volta do Conquinha, mas o argentino só pode vir no início de 2014. Creio que precisamos de uma solução ainda para esse ano.

Por fim, precisamos de um atacante de velocidade. Essa figura deveria ser feita pelo Marco JR, mas esse garoto fica mais no DM do que disponível para o treinador.

Como disse, há muito que ser feito. Mas, com o que foi visto na quarta-feira, minhas esperanças estão renovadas.

Professor, bora a molecada para jogar!

Rápidas

– Achei muito acertada a contratação do Luxa somente até dezembro. Se der certo, renova-se o contrato. Caso contrário, o não aproveitamento do treinador não incorrerá em dívidas para o clube;

– Tem sido divulgado que Celso Barros fechou o cofre para forçar a demissão do Abel. Sendo isso verdade, acho que teria sido uma grande sacanagem e mostraria que, apesar de o patrocínio ser muito bom, Peter estaria no caminho certo ao tentar tornar o clube independente (ou menos dependente) da Unimed;

– Apesar de não viver boa fase, Fred irá fazer falta nas próximas partidas. O julgamento é hoje à tarde e nosso centroavante será suspenso com algo entre 4 e 12 jogos. Vamos torcer para que sejam “apenas” 4 ausências.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem:

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

4 Comments

  1. Rods comenta:

    É engraçado viver em uma torcida na qual parte morreria pela Unimed e parte quer que ela morra.

    Nosso presidente Peter Siemsen luta não contra a patrocinadora, mas para uma independência (ao menos parcial) do futebol tricolor desde sua posse. Espero que ele seja reeleito.

    ST!

    1. Vivone:

      Rods, para mim quem defenestra a Unimed é louco ou cego. O patrocínio foi, é e será ainda muito importante para o Fluminense. Certamente se não tivéssemos a Unimed não teríamos sido bi-brasileiro.

      Mas outra coisa é o clube ser tão dependente da Unimed. Peter está muito certo em seguir o caminho de melhorar as finanças e ser mais independente.

  2. “Câncer em campo” eu só conheço um: o Edinho. Belo exemplo de antonomásia , Marcelo!

    1. Vivone:

      Sérgio, espero que em pouco tempo nosso corpo esteja curado!!!

      Um abraço!

Comments are closed.