Mentir é para os fracos (por José Augusto Catalano)

O Vasco não ganhou nenhum jogo em agosto. Entrou, então, em crise. Todas as reportagens globais davam conta da situação terrível vivida em São Januário. A crise passou com o time estando em quarto lugar o tempo inteiro.Nesta semana que passou, os principais assuntos foram a falta d água no Vasco, o sapato alto no Flu (sim, isso foi questionado aos jogadores e divulgado na tv) e a grande recuperação do Flamengo no empate com o Grêmio.

Que recuperação? Não vencem há sete jogos – ou seja, setembro inteiro – o time é o pior do segundo turno, tendo feito dois pontos apenas, pior do que Atlético Goianiense e Palmeiras, que fizeram quatro cada um (ontem, o Palmeiras chegou a sete). Alguém duvida que se fosse algum outro time do Rio, estaria decretada a crise final e o termo “rebaixamento” seria presença constante nas reportagens? Mas não se fala nisso. As reportagens da semana enalteceram os reforços, mostraram um novo candidato a galinho de quintino e enalteceram o grande empate com o Grêmio, terceiro colocado. Comparando, o Flu perdeu o jogo para o último colocado – que jogou bem – e foi acusado de sapato alto. O Grêmio perdeu dois pontos para o último colocado do turno e ai se enalteceram as qualidades do esquadrão flamenguista. Ok, existe o bairrismo que também influencia estas manchetes, mas sabemos que não é só isso. Sete jogos sem vitória e último lugar no turno seriam crise terminal nas Laranjeiras ou em São Januário. Mas não na Gávea.

A imprensa (esportiva neste caso) mente? Não. Distorce. Subverte. Molda aos seus interesses. Embrulha pra presente. O efeito disso na grande massa é um só. Tomar tais informações como verdades absolutas. Com isso temos a aceitação geral de um sem-número de mentiras e o abafamento de tantas outras notícias, tais como a existência de 25 funcionários do Flamengo empregados no escritório da vereadora-presidente. Esta notícia sumiu. Foi devidamente abafada, pois não interessa criar uma crise na Gávea. Imaginem se dona Patrícia fosse presidente de qualquer outro clube carioca? Alguma dúvida de que teria virado escândalo?

Duas últimas observações: muita gente fala que a existência da tal Fla-press é choro de perdedor, imaginação de vascaíno por complexo de inferioridade etc. Tudo isso cai por terra quando você ouve um jornalista com muitos anos de O Globo falar abertamente sobre a Fla-press dentro da própria empresa e cita um por um dos responsáveis.

Por último, braço a torcer pro grande amigo vascaíno Helinho Mendes, que me conclama há meses a boicotar as transmissões de futebol da globo. Sempre neguei, sob o argumento de que temos de ouvir o que o inimigo diz para poder refutar a besteirada. Nesse fim de semana passado tive de dar o braço a torcer quando ouvi a inacreditável explicação do Arnaldo sobre o gol anulado do Tenório (estaríamos mais próximos do Flu…) Não há nada que se possa fazer quanto a essa imundície a não ser o boicote puro, simples e definitivo. Se os moradores de Liverpool podem boicotar por TRINTA anos seguidos o The Sun por mentir, por que não podemos fazer o mesmo?

Boicotemos!

José Augusto Catalano

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Imagem: google.com

Contato: Vitor Franklin

10 Comments

  1. Por que a flapress está fazendo o maior estardalhaço com o pretenso penalti, não dado contra o FLU?

    Simplesmente, porque sabe que a flapito vai tentar aprontar no próximo jogo!

  2. Há mais de quatro que procuro alertar do mal que os ‘Marinhos’ e seus asseclas representam.

    SSTT

    1. CORRIGINDO:

      Há mais de quatro décadas, que procuro alertar do mal que os ‘Marinhos’ e seus asseclas representam.

  3. José Catalano,

    Um anônimo leitor do meu blog, o AQIPOSSA, que tem a pretenção de ser o ponto de encontro de quem quer saber como e o que é a FlaPress, falou sobre sua matéria, a qual deixo agora, esse comentário.

    Fiz uma postagem no meu também, citando o seu, mas devido a excelente qualidade de informação e de esclarecimento deixado por você, acabei praticamente copiando o texto todo. Devidamente referenciado.

    O post é Sim, eles mentem. São uns fracos.

    Uma parte do que você falou, me relembra a mim mesmo: “Embrulha pra presente”. Eu costumo falar “Embrulha e manda”, conforme dizia meu falecido avô.

    Embrulha e manda, ou embrulha pra presente, acredito terem o mesmo significado:

    Não importa o conteúdo, o que tem dentro é abafado pelo envólucro. O papel que embrulha, esconde a verdade.

    A FlaPress é o declínio do futebol brasileiro, principalemente o do Rio de Janeiro. Mas nada mais é oculto. Estamos começando a rasgar esse enbrulho, não?

    Parabéns, e um abraço.

    Mauro Axlace do AQIPOSSA.

    1. Verdade Mauro, pra quem viu o encerramento do jogo fla x Atlético-go ontem parecia que o framengo conquistou um título, pela narrativa do luís roberto, pra acreditar em imparcialidade da globo, praticamente tem que ser uma sub-raça.

      Abraços.

  4. Aliás em relação ao jonal oglobo online, a cada derrota dos fedorentos, as manchetes em todas as semanas se repetiam: “fla busca recomeço contra tal…”.

  5. O Globo online de domingo:

    “Fluminense vence o Náutico no sufoco Árbitro Pablo dos Santos deixou de marcar pênalti para time pernambucano no segundo tempo”

    Com zilhões de penaltis não marcados para o urubu ao longo da história, alguém já viu uma manchete assim sobre eles?

    Se fosse o fra na situação do Flu, a manchete seria a seguinte:

    “com maior aproveitamento da história dos pontos corridos, fla vence mais uma e fica próximo do hepta” (hepta por conta deles).

    Já que eles batem no Flu, vamos bater neles, eu me comprometo a nunca mais acessar o página de oglobo ou globoesporte.com.

  6. O seu amigo vascaíno está com inteira razão, pois é impossível ficar ouvindo as parcialidades desses pseudo-jornalistas da crônica esportiva brasileira, pois eles estão de má-fé ou então são ignorantes. Porém, eu não creio em tanta ignorância. O Luis Carlos Jr. do Sportv, que se proclama Tricolor, passa o jogo todo se deliciando nos lances contra o Flu e ontem se superou falando do pênalti do Gum e esquecendo dos pênaltis sobre o Carleto e sobre o Fred, este em um agarrão do Martinez. O Mauro César Ferreira, jornalista sério da ESPN, já comentou sobre isso, dizendo que a crônica esportiva carioca é parcialíssima quando se trata do Flamengo. Sds Tricolores….

Comments are closed.