Muitos tricolores criticam os matemáticos ao se exporem e calcularem chances quando se trata de campeonatos, com acertos e erros.
Com alguns critérios eu também não concordo.
Porém, numa conclusão geral eles estão certos. São números aplicáveis à realidade sim.
Vejamos que até no futebol – que envolve paixão e outros fatores que a matemática não capta, tais como o momento do time – os números são aplicáveis.
Muitos citam 2009, quando o Flu chegou a ter 98% de chances de ser rebaixado, mas onde os matemáticos erraram?
Nenhum matemático falou que o Flu estava rebaixado. Alguns comentaristas sim, sempre eles. Porém, os profissionais de cálculo afirmavam que o Flu tinha 2% de chances de se livrar. É o mesmo que dizer que, a cada 100 vezes que ocorresse aquela situação, 2 conseguiriam a façanha. Ou seja, matemática pura! E se existia aquela chance, tínhamos que lutar! O Flu foi contemplado pela luta e até hoje colhe bons frutos pela fé naqueles 2%!
Em 2012, muito diferente de 2009, a matemática é favorável e o Flu tem quase 90% de chances de ser campeão. O Flu tem que fazer igualzinho a 2009 e se apegar ao número de menos chances, ou seja, ainda existe a possibilidade de outras equipes serem contempladas com o título, mas agora menos uma. Temos que matar as chances deles, então é entrar focado e continuar rodada a rodada fazendo o que tem feito somando pontos – aí, a taça virá para as Laranjeiras naturalmente, com 3 ou 4 rodadas de antecedência ou não.
E virá, porque esse grupo está focado e não se ilude com números, até porque números não iludem, mostram uma realidade – nós, apaixonados que deixamos nos iludir, a cada vitória do Flu estamos mais perto dos 100%.
Tenham certeza, o Flu não se acomodará em números.
Tanto em 2009 como agora a matemática sempre esteve a favor… é questão de prisma!
Aproveito aqui para deixar meu abraço ao querido amigo Marcus Vinicius Caldeira.
Saudações Tricolores,
Marco Velloso
Panorama Tricolor/ FluNews
@PanoramaTri
Contato: Vitor Franklin
Não entendo porque tanto blá-blá-blá com os números apresentados pelos matemáticos, ano após ano.
É simples. Os números refletem tão-somente tudo que os times já realizaram até aquele momento e, fazendo a previsão de continuarem no mesmo compasso, é feita uma projeção para o futuro no campeonato. Simples.
Nos números não há coração, não há vontade de reação, não há imprevisibilidade. Há apenas uma pedra de gelo representada pelos números.
Mudar estes prognósticos cabe aos seres humanos, que são mutáveis, possuem coração e são passíveis de sonharem mudar determinada situação.
Sou Tricolor e vibrei em 2009 com o erro dos matemáticos. Mas, quantas vezes eles já acertaram? Acho que inúmeras.
Ou quem acredita que Atlético GO, Figueirense ainda não estão rebaixados? Pelos números ainda não, mas, pela lógica… já foram. Palmeiras e Sport estão quase fechando a tampa do caixão… ou não?
Para o nosso Tricolor não ser campeão, teria que fazer, A PARTIR DE AGORA, uma campanha de 40% de rendimento e o Atlético MG e o Grêmio ultrapassar os 70% de rendimento. É possível? Sim. É provável? Não, por tudo o que fizeram até aqui e pelos seus rendimentos até a 29a rodada (64%).
São apenas números. Frios e sem sentimentos. Espero que eles não traiam a nossa imensa torcida!
ST, Luiz.
Marco, boa parte deses comentaristas são pessoas tão insignificantes que gostam de cravar rebaixamentos e títulos para poderem entrar em duas situações:
1 – Acertou: faz questão de passar o resto do ano dizendo “eu já sabia”
2 – Errou: faz cara de bunda, dá um sorriso torto e diz “hehehehe… o time me surpreendeu com essa arracanda fantástica”
Tudo pra aparecer de uma forma ou de outra.
ABraço recebido, meu querido! Valeu mesmo!