A mídia que continua com sua manipulação, nos tomando sempre como culpados. A notável melhora de nosso time em campo e a suposta negociação silenciosa entre Ronaldinho Gaúcho e Fluminense incomodam… Mas o assunto hoje é outro.
Não é de hoje que percebemos precariedades em alguns setores do Clube, dentro e fora das quatro linhas, com tudo que é relacionado ao chamado marketing. Mesmo com uma aparente e pequeníssima melhora, continua fraco. O chamado marketing é muito mais do que uma forma de retorno de dinheiro, é um setor que deveria prezar pela imagem do clube e dos jogadores que por ele passam.
A Copa acabou, mas quem sabe se continuássemos no clima, com álbum de figurinhas com os principais (e campeões) times do Fluminense, contendo pôster caricaturado com o time dos sonhos, montados por jogadores de todas as épocas, escolhido através de votação popular, bonecos em miniaturas, camisas comemorativas de jogadores e times campeões. Nos exemplos citados, foram dadas maneiras de retorno financeiro, produtos diferenciados, respeito a história do clube e contato direto com os torcedores. Coincidentemente essa semana soube que alguns times considerados de “várzea”, no município de São Gonçalo, RJ, adotaram essa estratégia (do álbum de figurinha) como forma de homenagem aos que jogam por esses times. De fato, faz um tremendo sucesso por lá. Enquanto o Fluminense com uma imensa tradição e uma estrutura superior, não consegue pensar em 1% disso.
Lojas físicas sem variedade de produtos, parte vive em falta. Se pegarmos lojas de outros clubes, veremos o quão “novatos” somos. É triste ver lojas de outros times com todos os modelos de camisas disponíveis, além de produtos licenciados diversificados e não esquecendo da linha direcionada ao público feminino, um público que aumenta a cada ano.
Jogadores de hoje, como Conca, Fred, Cavalieri, Walter e do passado; Romerito, Casal 20 e companhia, todos queridos e certamente existem maneiras de terem suas respectivas imagens exploradas de forma que traga maior visibilidade ao clube, alcançando mais e novos torcedores. Infelizmente não há o menor incentivo na busca de novos sócios. Não basta vencer em campo, é preciso também vencer em outros setores, é preciso pensar e agir.
Oportunidades de melhor marketing certamente não faltam. O Fluminense deveria pensar do tamanho da sua grandeza.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @isefinato
Esse marketing nosso…simplesmente horroso….adormeceram, e parecem que nunca vão acordar. Lamentável mesmo.