Com Dodi, Michel Araújo e Nenê, poupados para a partida de logo mais contra o Sport, na Ilha do Retiro, Odair aposta na estratégia – que nem sempre entendo a mais adequada – de que retirar titulares absolutos da equipe de um jogo é uma forma de dar-lhes melhores condições para atuar na competição que, aos olhos da direção e do próprio treinador, é a que deve ser priorizada.
Na teoria, é até plausível a ideia. Na prática, contudo, considerando que o Fluminense tem um elenco muito equilibrado, não vejo como a ausência de uma partida possa beneficiar o atleta, ou o clube, em outra, priorizada. Exceto pela possibilidade de lesão, que também pode ocorrer, guardadas as devidas proporções, num simples treinamento.
Penso que a falta de ritmo pode ser mais grave para o desempenho do atleta do que a chance de ocorrer uma lesão que o incapacite para o jogo de que se pretende que participe. Afinal de contas, a sequência de partidas, embora, com o tempo, se mostre desgastante, mantém o jogador “quente”, no mesmo ritmo dos demais, enquanto uma lesão grave é uma eventualidade.
De toda a forma, foi a opção encontrada por Odair que, pelo menos, não entendeu que deveria poupar o time inteiro. Como retrospecto, vale lembrar que foi poupando jogadores que conseguimos uma vitória sobre o Athletico/PR, fora de casa, numa das melhores apresentações de Ganso desde que chegou ao Flu.
Que esta, portanto, seja uma nova oportunidade para Ganso mostrar seu talento (fez boa partida, quando entrou contra o Atlético/GO) e ajudar o time a engrenar mais uma vitória no campeonato brasileiro.
Talvez a ausência mais sentida seja a de Dodi, o pulmão do meio campo Tricolor, jogador que tem se tornado imprescindível para o jogo do Fluminense, incansável que é no combate e na proteção à defesa.
Assim, o Fluminense vai a campo precisando de uma vitória, sem tirar os olhos da decisão na Copa do Brasil na próxima quinta, embalado pelo último sucesso contra o Corinthians e na explosão de vendas de sua nova terceira camisa, uma bola dentro da Umbro.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
#credibilidade