Na semana festiva que o Fluminense vive, com vitórias acachapantes, futebol bem jogado e despedida de Fred, eu divido meu pensamento com outra agenda. Não tão distante assim.
Nesta mesma semana, os times brasileiros fizeram sucesso nas copas Libertadores e Sul-americana. Vitórias maiúsculas, classificações épicas, gols de placa (ou de bike) e prenúncio de rivalidades locais nos torneios internacionais.
E por que meu pensamento se deslocou para tais torneios?
Porque o Fluminense foi desclassificado prematuramente nas duas competições.
Porque as desclassificações foram fruto de um conjunto de incompetências.
Incompetências individuais de jogadores que falharam em momentos decisivos, incompetência técnica ao treinar, armar e escalar o time, incompetência gerencial e financeira ao contratar jogadores.
Mas, sobretudo, porque Fred poderia sair de cena com o Flu nas quartas de final da Libertadores ou, na pior das hipóteses, na Sul-americana.
Sei que é inócuo falar sobre o que poderia ter sido, mas é um fato: saímos prematuramente das duas competições.
E na semana festiva do Flu, meu lamento com a impossibilidade de almejar conquistas internacionais em 2022. Mas, sigamos nas comemorações.
O Ceará será nosso próximo adversário no Brasileirão. Aliás, o mesmo Ceará que passou pelo The Strongest com duas vitórias nas oitavas de final da Sul-americana. O Ceará virá ao Rio de Janeiro sabendo das nossas festividades, mas como nada tem a ver com isso também tem seus próprios motivos para comemorar.
Contudo, o Fluminense vive sua melhor fase em campo nos últimos 10 anos, eu diria. Com um time equilibrado e coeso, com jogadores demonstrando consciência tática e com vários talentos individuas despontando, creio que a festa tricolor será bem maior. Não apenas pela boa fase do time, mas porque além disso tudo, sairá de cena um dos jogadores mais inteligentes que já vi jogar. Sairá de cena Dom Fredón. O Flu lhe deve essa festa e, com muita fé, uma vitória no Maracanã sob os olhares de gente de todo o Brasil.
Mas ainda fico pensando… tivesse o Flu nas quartas de final de um torneio internacional, Fred pararia nesse 9 de julho de 2022? Duvido muito. O que você acha?
E mais uma vez, obrigada por tudo, Fred. Obrigada por representar a instituição que eu mais amo, depois da minha família!