Já passamos por isso (por Luís Brito Corrêa)

Falta apenas uma rodada para o término do primeiro turno e já foi definido o “campeão simbólico” da etapa.O Atlético Mineiro conseguiu com seus surpreendentes 82,4% de aproveitamento colocar três pontos de frente ao segundo colocado, o Fluminense, e mais, com um jogo a menos.

A campanha do Galo mineiro é boa, muito boa, mas devemos saber que a equipe mineira sofrerá muito em jogos que terá desfalques, pois não conta com um banco de reservas de qualidade – o único que pode sempre entrar é modificar uma partida é Neto Berola, que por sinal resolveu o jogo contra o Batafogo. Essa diferença é gigantesca para o Fluminense e seu banco de reservas de luxo – tanto é que quem vem entrando, vem jogando e rendendo no nível dos titulares. O último jogo não me deixa mentir, o Flu jogou com seis desfalques considerados titulares (expulsos e machucados) contra o Sport Recife. Esse fator poderá decidir o campeonato em sua reta final.

O Fluminense já passou por problemas piores e dificuldades maiores; a situação que se encontra é ideal, pois nenhum time se mantém tanto tempo no topo, vide os casos do Flu em 2010 (que ameaçou cair na tabela na reta final) e ano passado com os revezamentos de Vasco e Corinthians pelo topo da classificação. A equipe das Laranjeiras está com cara, pinta, mancha, sombra e sorte de campeão, pois vem jogando com desfalques em todas as rodadas e mesmo assim, mantém o nível e consegue vitórias – suadas e sofridas, mas importantes.

Além desses fatores, o Fluminense é duramente prejudicado pela arbitragem, que já tirou pontos de jogos tricolores contra Santos na Vila Belmiro e contra o líder e fulminante Atlético Mineiro… e poderia ter tirado mais, se não fosse a qualidade do elenco tricolor, também prejudicado contra o Coritiba.

Mesmo enfrentando essas dificuldades, o Flu se mantém na caça ao topo, sempre por perto sem deixar tomar frente na tabela.

A queda de produção do Galo é esperada por todos os 19 clubes, mas ainda vai demorar algumas rodadas. Não custa lembrar: o Atlético já passou por isso em 2009, quando entregou o título de bandeja para os flamenguistas, e sequer chegou à Libertadores.

O Fluminense só tem um rival nessa caminhada e disputa pelo título, e esse rival é si próprio.

Vamos com garra e com raça.

Avante Fluzão!

Luis Brito Corrêa

@datluis

Panorama Tricolor/ FluNews

1 Comments

Comments are closed.