Início da temporada 2025 e voto on line (por Flavio Souza)

Finalmente a temporada 2025 do futebol brasileiro está de volta e juntamente com ela vêm as preocupações a respeito das inúmeras questões do nosso Fluminense. É claro que o desempenho no Campeonato Carioca até o momento não agradou e os resultados foram ruins, mas estamos apenas no início da temporada, utilizando jogadores alternativos e creio que não servem para uma análise mais complexa do que esperar do nosso time esse ano.

Analisando as contratações anunciadas até o momento, vejo uma clara melhora no comparativo com as feitas no início da temporada 2024 na média de idade dos jogadores. Fora o René, que já tem 32 anos, o restante dos jogadores contratados é jovem e isso é muito positivo.

Já o contrário é ver que em sua maioria, deixando de fora o Hércules que vejo como um jogador que deve ser titular e melhorar o nosso desempenho, os jogadores contratados não são necessariamente melhores do que os jogadores que formamos na nossa base. Mais uma vez, em vez de fazermos uma transição bem planejada da nossa base, o Fluminense simplesmente bloqueia essa transição enchendo o elenco de jogadores contratados.

Esse é um problema crônico no clube e a atual gestão, que durante a campanha se mostrou crítica a esse modelo, nada fez até hoje para mudar essa realidade. E não precisamos inventar nada novo, basta observar o que faz o Palmeiras que usa os jogadores da sua base no time principal: obtém resultados esportivos e depois consegue vendê-los alguns anos depois por valores muito maiores que temos conseguido na média. O que impede o Fluminense de transitar ao longo do tempo para um modelo semelhante? Quais são os interesses por trás disso?

Outro tema que traz preocupação e que precisamos estar muito atentos é a SAF do Fluminense, principalmente porque a gestão do clube não oferece nenhuma transparência do processo com sócios e torcedores. O que sabemos até o momento é apenas o que foi vazado e as informações são assustadoras, pelo que vazou não conseguimos ainda fechar o modelo de SAF porque o presidente Pavão procura um jeito de se perpetuar na direção do futebol e, ao que parece, os possíveis investidores sabem bem das suas péssimas qualificações como gestor.

Estão previstas para o final deste ano as próximas eleições gerais no Fluminense e o presidente do clube continua ignorando sua promessa de campanha de implementar o voto on-line. Este projeto poderia melhorar muito a qualidade da democracia e da representatividade no clube. Atualmente temos um grande problema nesse sentido, embora tenhamos mais de 40 mil sócios torcedores, apenas 3.661 pessoas votaram nas eleições em 2022.

Esperamos um ano de 2025 melhor no Fluminense dentro e fora do campo, que a diretoria pense mais no que é melhor para o clube e que deixe projetos megalomaníacos de poder de lado.

Assine a petição on-line da campanha para o voto online.

VOTO ON LINE: CLIQUE AQUI.

Comentário