É… vamos para mais um clássico! Sábado, às 16h temos Fluminense versus Vasco, no Maracanã! Outrora, nos idos dos anos de 1980, seria barbada, vitória certa do Fluminense, mas da década seguinte para cá isso mudou muito. O Clássico dos Gigantes, nome dado ao confronto em 2006, pelos leitores de um jornal de grande circulação, ultimamente tem sido um desafio de difícil superação.
Nos últimos três jogos contra o Vasco, o Fluminense tem uma vitória e dois empates, com equipes bem limitadas do rival em relação à do Tricolor. Todavia, talvez essa afirmação seja abrangente ao Clássico Vovô também, enquanto no Fla x Flu, apesar da força da equipe rival, o Tricolor tem uma disputa mais intensa pelo resultado.
No geral, o fato é que o Flu está sem vitórias em clássicos desde a final do Carioca de 2023, fazendo desse período um dos nossos maiores jejuns em clássicos da história do clube, e podendo se tornar o mais extenso de todos.
Insisto muito nesse assunto da vitória em clássico, porque uma vitória em determinados jogos pode mudar o rumo da temporada de uma equipe, e é preciso que isso ocorra o quanto antes, evitando assim que a temporada 2024 corra riscos de fiasco retumbante. Além disso, vitórias em clássicos fazem a confiança do torcedor retornar junto com a presença dele no estádio.
Também é preciso falar que o técnico da equipe, Fernando Diniz, precisa fazer uma leitura melhor de jogo, procurando deixar de lada as improvisações e experiências técnicas e táticas, e buscar um melhor equilíbrio entre os setores da equipe com jogadores de suas posições de origem. Afinal, improvisações não podem ser regras, pois elas tiram o jogador da posição que ele treina por ano, deixando-o vulnerável a erros e desgastes desnecessários.
Portanto, neste sábado é preciso uma vitória! Um triunfo sobre um rival clássico para recolocar o Tricolor nos rumos das vitórias e acalmar os ânimos para o restante da longa temporada de 2024.
Só o triunfo em clássicos nos libertará de 2023!