Fluminense 2 x 1 Grêmio: atuações (por Mauro Jácome)

O início de jogo foi marcado pela velocidade na transição e os erros na saída de bola do Fluminense. Daniel comandava as ações ofensivas, principalmente com Yony González pela esquerda. Assim saiu o primeiro gol aos 6’: o colombiano foi lançado por Daniel e cruzou para Nenê marcar. Por outro lado, os erros no toque de bola à frente do gol de Muriel davam chance para o Grêmio roubar e concluir com perigo. A partir dos 10’, o time gaúcho tomou conta do jogo e aproveitou os espaços entre Gilberto e Nino. Quando recuperava a bola, o Fluminense não conseguia retê-la. Apesar da pressão gaúcha, o Fluminense conseguiu chegar ao intervalo sem tomar gol.

Mantendo as jogadas de velocidade pelo lado esquerdo, o Fluminense logo ampliou o placar: Yony foi lançado em profundidade, esperou Caio Henrique passar e tocou de calcanhar. O lateral encheu o pé e fez o segundo. O Grêmio foi para a frente e criou dificuldades para a zaga tricolor e para Muriel. Aos 30’, depois de uma sequência de erros de Gilberto, o Grêmio diminuiu. O Fluminense não recuou e buscou a posse da bola. Na parte final do jogo, o Grêmio pressionou, o Fluminense se defendeu e tentou ligar os contra-ataques. Nem um, nem outro. O jogo ficou nisso.

MURIEL

Muito bem no jogo. Fez boas defesas e consertou erros na saída de bola.

GILBERTO

Mais uma péssima atuação. Não conseguiu marcar Pepê, nem Ferreira, e deixou espaços que comprometeram Nino. Cometeu inúmeros erros que resultaram no gol do Grêmio.

NINO

Os ataques do Grêmio pelo lado de Gilberto estouraram em cima do zagueiro que já chegava batido no combate.

YURI

Mais uma vez improvisado, conseguiu evitar que André e Luciano chegassem na cara de Muriel.

CAIO HENRIQUE

Ao contrário dos jogos anteriores, quando atuou preso atrás, foi acionado em velocidade e correspondeu. Foi ao fundo, fez bons cruzamentos e se infiltrou em diagonal. Dessa forma fez o segundo gol do Fluminense. Com a entrada de Orinho, foi para o meio.

ALLAN

Com o retorno de Daniel, jogou mais recuado, próximo aos dois zagueiros. Foi bem.

DANIEL

Retornou muito bem, principalmente no primeiro tempo. Foi responsável pela jogadas de velocidade com Yony González, João Pedro e Caio Henrique.

ORINHO

Entrou afobado. Alternou chegadas ao ataque como opção com decisões precipitadas.

PH GANSO

Alguns perigosos erros de passes à frente da área de Muriel. Por outro lado, com Daniel, conseguiu dar continuidade na transição. Precisa controlar os nervos e evitar cartões bobos.

NENÊ

Movimentou-se em todos os setores de ataque para dar opções de passe. Diferentemente dos jogos com Oswaldo, apareceu na área para concluir. Assim, fez o gol.

WELLINGTON NEM

Foi para o jogo com o objetivo de puxar contra-ataques, mas teve que auxiliar na marcação nos minutos finais.

YONY GONZÁLEZ

Utilizou sua principal característica: a velocidade. Para isso, não pode atuar enfiado entre os zagueiros. Procurou o lado esquerdo para explorar as costas de Léo Moura.

MARCOS PAULO

Entrou no final e participou pouco do jogo.

JOÃO PEDRO

No primeiro tempo, prendeu a bola, principalmente quando estava cercado por vários adversários. Na etapa complementar, foi mais objetivo e incomodou a zaga gaúcha. Iniciou a jogada do segundo gol.

MARCÃO

Recuperou algumas das melhores ideias de Fernando Diniz: a aproximação entre Ganso e Daniel; a retirada de Yony da área. Quando recuperava a posse da bola, Ganso acionava Daniel que disparava em direção ao campo de ataque; quando o Grêmio se fechava, Daniel procurava Ganso para trocar passes na intermediária ofensiva. O lado negativo foi a grande quantidade de passes errados ainda no campo do Fluminense. Yony deslocado pelo lado era opção para a profundidade, principalmente às costas de Léo Moura. Ao contrário do time de Diniz, reteve pouco a bola, mantendo-se recuado e explorou os contra-ataques.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

#credibilidade

1 Comments

  1. Concordo com a análise e vejo a fraqueza no Gilberto que poucas vez vai à linha de fundo e seus erros perigosos. João Pedro não foi bem no 1 tempo ,está já vendido ,foi o que entendi,talvez a cabeça fora,mas uma excelente promessa de jogador no meio do 2 tempo e ou depois do gol do Grêmio entrou e quando entra tudo mara, vi feliz a influência de Diniz na conversa em campo com um certo largar mais solto cara do Marcão, que a meu ver deve continuar como técnico. Saudações de uma tricolora que vai…

Comments are closed.