Fluminense 2 x 0 Bangu (por Marcelo Vivone)

Bangu-Fluminense-Cleber-Mendes-LANCEPress_LANIMA20130421_0155_49

O Rafael Sóbis estragou o meu destaque, que seria algo do tipo “uma nova goleada do Flu”. Seu gol no finalzinho do jogo evitou o placar de 1 x 0, o preferido do nosso clube desde o ano de 1951.

O jogo em si foi muito fácil e de dar sono, típico de um campeonato carioca com muito poucos atrativos, em que até os tradicionais rivais foram muito mal e ficaram no meio do caminho.

Rhayner fez mais um gol e foi novamente um dos melhores em campo. Além de algumas boas jogadas, puxou um lindo contra-ataque que acabou com o uma bola na trave do Sóbis, depois de um lindo toque de Felipe. Sóbis jogou dentro do seu padrão médio e marcou mais um gol.

Monzon mais uma vez deu mostras de que deve ter sido contratado depois da diretoria ver algum DVD com os seus melhores momentos. Em nenhuma de suas participações durante toda a temporada esse jogador justificou a sua presença no elenco, ainda mais para um clube que tem tantos talentos subindo da base. Mas é bom esperar um pouco mais para comprovar essa impressão.

Wallace novamente foi muito mal. Embora tenha um grande vigor físico, não consegue fazer uma jogada de linha de fundo e prefere executas todos os cruzamentos estando ainda na intermediária. Cada vez mais acho que a sua venda para o Chelsea foi uma ótima oportunidade aproveitada pela diretoria.

Gostei mesmo foi de ver muitos meninos em campo, mesmo que tenha sido apenas por uns 15 minutos. Com a entrada no final de Eduardo, Fernando e Biro Biro, o time terminou com 6 jogadores oriundos de Xerém. Eduardo, especialmente, entrou muito bem e teve boa participação nas jogadas ofensivas. Fernando abusou um pouco da individualidade, mas, mais uma vez, mostrou muita qualidade e futuro. Biro Biro não teve tempo de fazer muita coisa, mas ainda assim meteu a bola para o 2º gol do Flu.

Temos agora na semifinal o confronto contra o Volta Redonda e, evidentemente, o favoritismo é todo nosso. Passando essa fase, deveremos enfrentar o Botafogo na final do turno tendo obrigatoriamente que vencer.

Por conta das datas dos jogos da Libertadores, minha preferência era por enfrentar o Botafogo já na semifinal do próximo final de semana. Isso porque a final do turno é no dia 05/05 e cai bem no meio dos jogos contra o Emelec, a serem realizados nos dias 02/05 e 08/05.

Como deveremos enfrentar o Botafogo na final, minha opinião é de o Fluminense deveria brigar para alterar a data do 1º jogo do torneio sulamericano para o dia 01/05, uma vez que jogaremos na quinta no Equador e ficaremos muito prejudicados para jogar a final do turno do carioca no domingo seguinte. Vale lembrar que nosso 1º jogo da Libertadores é na quinta somente por vontade da Rede Globo, que faz questão de transmitir os jogos do Corinthians em seu horário nobre de quarta-feira. Então, mais uma vez, estamos sendo prejudicados pela vontade da emissora que manda no futebol brasileiro e sulamericano.

Acho que pelo regulamento desse ano, o Botafogo tem um leve favoritismo na disputa do título do carioca. Explico os motivos: primeiro que o time da estrela solitária tem a vantagem do empate na final do turno e de 2 resultados iguais nas finais gerais, caso elas sejam necessárias; segundo que o carioca para eles é como um campeonato mundial. Ao longo dos anos e com o seu processo de encolhimento, o clube de General Severiano ficou reduzido somente a um clube com ambições locais; terceiro que como todo ano temos a prioridade da Libertadores, geralmente nos classificamos para as fases decisivas com dificuldades e não podemos contar com os jogadores inteiros para os confrontos decisivos. Bom exemplo disso serão as condições que teremos para jogar a final do turno no dia 05/05.

Mas, para compensar essa vantagem do Botafogo, o Fluminense tem a seu favor o peso da sua camisa. Camisa essa que sempre faz muita diferença quando chegam os jogos decisivos. Quem não se lembra do ano passado, quando passamos dificuldades durante todo o campeonato e atropelamos esse mesmo Botafogo nas finais?

Simplesmente ridícula a tentativa do clube preferido da mídia de anular o jogo contra o Duque de Caxias (isso mesmo, contra o poderoso Duque de Caxias) para tentar chegar a uma semifinal de campeonato carioca. A que ponto chegou o Flamengo. Muito lamentável também a Federação sequer aventar a possibilidade de anulação do jogo. De qualquer maneira, a vitória do Fluminense, um clube que tem um lindo e rico passado, mas que tem também um presente brilhante e uma perspectiva de futuro melhor ainda, eliminou qualquer possibilidade de sucesso dessa lamentável e patética manobra.

Com os acontecimentos recentes o Vasco vai encaminhando a passos largos a sua “classificação” para a 2ª divisão do campeonato brasileiro de 2014. Falta de água, denúncias contra o presidente vinda de todos os lados, salários atrasados, o pior time do qual tenho de ver vestir a camisa vascaína em meus mais de 30 anos acompanhando futebol, Carlos Alberto pego no antidoping e, como a cereja do bolo, a venda do seu melhor jogador. É uma crise sem precedentes no tradicional clube da colina.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: LANCE!Press – Cleber Mendes

6 Comments

  1. Bela coluna. Importante a observação quanto à data do jogo da Liberta.
    Abração !!
    Ronaldo.

  2. “segundo que o carioca para eles é como um campeonato mundial. Ao longo dos anos e com o seu processo de encolhimento, o clube de General Severiano ficou reduzido somente a um clube com ambições locais”
    Perfeito!!! Muito boa Marcelo.

    1. Marcelo Vivone:

      Otavio, a constatação do “apequenamento” do outrora grande Botafogo pode ser visto até pelas zoações que os seus torcedores fazem nas mídias sociais relativas ao carioquinha.

      Obrigado e um abraço.

  3. Vivone, torço demais para que o asco e o urubu, mantenham esse time
    pro Brasileiro: é rebaixamento na certa!
    ST.

    1. Marcelo Vivone:

      Fabrício, se eles mantiverem esse time, juntam-se ao Vasco na possibilidade de serem rebaixados.
      Mas, parece que vem Messi, Cristiano Ronaldo e Thiago Silva… rsrsrs

      Um abraço.

Comments are closed.