Abel
Caros tricolores, o que falar sobre o jogo de ontem?
Na parte positiva, destaco a boa participação do Wagner. Nosso meia produziu bem no ataque e de seus pés nasceram as principais chances do jogo, como as 2 bolas que acertaram a trave do adversário. Também municiou bem os homens de frente e o lateral Carlinhos.
Outro que esteve acima da média do time foi Diguinho. Depois de longo período afastado, teve boa participação na partida, principalmente no 1º tempo. Não é que tenha sido uma grande apresentação sua, mas foi bem superior ao nível que a gente está acostumado.
Carlinhos e Nem foram razoáveis. O primeiro teve razoável participação no ataque e Nem se esforçou muito, mas foi nitidamente atrapalhado pelo péssimo estado do gramado.
Continuando na parte individual, gostaria de destacar 2 jogadores pelo lado negativo: Edinho (como quase sempre) e Wallace. Começando pelo 2º, é nítido que desde que sua venda para o Chelsea foi anunciada, seu futebol desapareceu. Acho melhor não mais aproveitá-lo e deixá-lo somente treinando. Igor Julião deve estar babando por uma oportunidade entre os profissionais.
Sobre o Edinho, tenho a dizer que é uma praga para o time que é mantida e cultivada pelo nosso treinador. Foi horroroso no jogo de ontem (como em muitas outras oportunidades) e seu futebol parece não ter um limite mínimo. Estou de saco cheio de vê-lo em campo e ter que escrever sobre ele.
Quero dedicar uma boa parte da coluna ao nosso treinador. Já começo a receber mensagens no celular de fora Abel. Radicalismo? Injustiça? Creio que não.
Abel teve um ano de 2012 irretocável em termos de resultado. Sempre enalteci a sua capacidade de manter a unidade do grupo e de conseguir extrair o melhor de seus comandados durante toda a temporada passada. Se nunca o considerei um grande treinador em termos táticos, não há como negar os seus números do ano passado. Sorte? Competência? Não importa. Ele foi campeão brasileiro e carioca.
Mesmo durante esse período de resultados positivos, sempre discordei de algumas de suas escolhas (Edinho e Diguinho no meio de campo), de sua certeza e declarações sobre a qualidade da nossa zaga, da indicação de Anderson para esse setor, da força que fez pela compra definitiva de Sóbis e de outros casos.
Acontece que mesmo com todos esses erros os seus resultados eram positivos, o que justificava a sua permanência no comando do time. Mas esse ano os resultados não estão acontecendo e o time está praticando um futebol que beira o medíocre. Não estamos conseguindo apresentar um futebol de nível razoável sequer contra os pequenos do Carioca. O time ontem novamente apresentou todos os erros já apontados por muitos torcedores nesse início de temporada.
Nada que me surpreenda, já que o time treina somente 1,5h por dia. Não é possível aprimorar os fundamentos, ensaiar jogadas e treinar o esquema tático e a parte física num período tão curto de tempo.
Acho mesmo que o ciclo de Abel nas Laranjeiras vive o seu ocaso e que uma renovação imediata seria de muita valia para o Fluminense de 2013. Agradeço muito pelo que ele conseguiu nesse ano e meio de clube, mas é preciso com urgência que o time comece a jogar um futebol que o qualifique a ser campeão da Libertadores e até mesmo do fraco Carioca. Hoje não consigo mais vislumbrar essa possibilidade com a continuidade do nosso treinador. Só espero que se a troca for realizada que não seja Renato Gaúcho o novo treinador. Nesse caso, ainda prefiro que Abel permaneça.
Marcelo Vivone
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
O Abel tem a capacidade de transformar o time num timinho. Sem resultados o time expõe suas fraquezas: mal treinado, defensivo, pobre de ataque, desmotivado, preguiçoso e sem auto confiança.
É isso aí, Vivone ! Disse tudo ! Não mexeria numa vírgula que você escreveu. Trocando o técnico agora (Amanhã – Segunda-feira), talvez dê tempo de salvar o primeiro semestre, porque com “isso” que a gente está jogando, já era a Libertadores, e na Taça Rio corremos o risco de nem ir para a semi-final. Dourival é uma ótima ! E ainda por cima é mais barato …
Marcelo Vivone:
Foca,
Pois é, tenho medo de que do jeito que vai a gente esteja jogando um semestre inteiro fora. O que mais me irrita é o fato do time não treinar. Tá cheio de defeitos e não vai consertar se não treinar.
A tática “seja lá o que Deus quiser” , Deus cansou , o ano que passou foi muito exaustivo .
Marcelo , posso lhe adiantar 2 coisas , na minha ótica óbviamente .
1- Dorival é fraco , muito fraco . Remember Ganso , quando se recusou a sair de campo .
2- Renato , qdo treinou o Flu , em 2 ocasiões levou o time longe até demais , em 2002 perdeu na semi para o Corinthians num dos jgs mais furtado que já assisti , Heber R. Lopes foi o responsável . 2007 nos deu um título de repercussão nacional depois de 23 anos , e nos colocou , depois de 24 anos , de volta a Libertadores – com um time muito mais ou menos . Copa do Brasil.
2008 fizemos uma libertadores , perdemos é verdade , que jamais sairá da memória dos tricolores. O Flu fez 29 pts e o Campeão LDU , fez 20 . Exibições que fez os torcedores que se encontravam em quaisquer parte do planeta deslocarem pra aquela final que , covardemente , nos tirou o título .
O Flu empolgava tanto , mais tanto , que uma senhora de 92 anos se deslocou de S João D’el Rei até Juiz de Fora , pra ir na excursão que minha filha organizava , sairam daqui mais de 10 ônibus lotado , isso com a minha filha , existiam outras excursões em Juiz de Fora .
ATENUANTES A FAVOR DE RG : quando ele dirigiu o Flu o clube era muito mal administrado na parte financeira , em todos sentidos , principalmente com referência aos salários . Uns recebiam do Clube , que vivia atrasando , e os mais caros da Unimed que recebiam em dia .
Esse grupo sim , era difícil administrar , pq hj todos estão no mesmo ninho , sem se importar com valores . Quem implantou esta filosofia , honra seja feita , Muricy .
Mais um pequeno detalhe ; RG era um principiante , hj a vida lhe deu algumas lições , ta mais maduro . c ctza .
Repetindo : na minha ótica .
ST
Marcelo Vivone:
Maurício,
Discordar com argumentos como você fez é sempre muito bem-vindo. Obrigado por sua contribuição com a coluna.
Vivone, tá foda acompanhar o flu esse ano! Exceção faço ás partidas no Chile,
e o jogo de volta, contra os chilenos.
Mudanças têm que ser feitas, pois senão, babau primeiro semestre!
Saudações tetracampeãs!
Marcelo Vivone:
Fabrício,
Concordo inteiramente com você. Só o amor incondicional que a gente tem mesmo…
Grande texto Vivone!
Abel realmente tá vacilando, mas não temos outra opção a altura no mercado disponível…
Trocar agora, poderia significar a perda da Libertadores.
Mas o Dorival Jr me agrada….
Marcelo Vivone:
Leo,
Trocar pode significar sim. Não trocar, também. E agora? Dorival tb me agrada.
Um abraço.
Vivone,
olha só onde anda o Marco Jr. e fazendo GOL…
http://www.fluminense.com.br/site/futebol/2013/03/23/juniores-do-fluminense-vencem-duque-de-caxias-por-3-a-0/
Cara, ontem ao ver beep-beep-Ruinner. correndo,, correndo, sinceramente, tive vontade de chorar de raiva…
Quanto levaram para contrata-lo, e continuam levando ao pô-lo para tão somente CORRER, porque jogar, ele não sabe mesmo…..
Marcelo Vivone:
É Paulo,
Nosso técnico tem escolhas que eu não consigo entender, pelo menos em termos de futebol.
Caro Marcelo, está dificil acreditar nesse time..o que aconteceu?? Cadê os guerreiros?? Estou vendo o barco afundar lentamente sem qualquer atitude da Diretoria!! Mudem enquanto há tempo!!!!
Marcelo Vivone:
Andrei,
Tb n entendo. A principal qualidade do Abel era conseguir fazer os jogadores funcionarem como grupo, todo mundo correndo por todo mundo. Esse aspecto conseguiu durante todo o ano passado compensar o fraco lado tático dele. Esse ano tá tudo muito ruim.
Um abraço.