Festa do título (por Jorge Dantas)

Anteontem, enfim, comecei a ter a verdadeira certeza de que o Flu será tetra. Até então vinha mantendo a precaução de não exibir o meu otimismo e a minha confiança no campeonato. Mas, não estou mais conseguindo conter essa emoção no peito. Pego-me rindo sozinho, feliz da vida. Já revisei se a camisa do título está lavada e passada na gaveta. Estou antevendo a festa da torcida no dia 2 de dezembro no Engenhão. Estou planejando viajar para o Rio (moro em Brasília) para assistir o maior espetáculo deste brasileirão.Penso no que as torcidas organizadas estão preparando para a festa: painéis tricolores, coreografias, cânticos, bandeiras, bandeirinhas e bandeirões. Festa de fogos de artifício, canhão de papel picado tricolor, carreatas e recepção do ônibus dos jogadores no estádio. Penso no Rio pintado com as cores do Flu. Imagino até a projeção holográfica de um grande escudo do Flu no Pão de Açúcar e uma bandeira tricolor na mão do Cristo no Corcovado. Estamos a dois passos do paraíso e a possibilidade de antecipação do título permite um belo planejamento da festa de encerramento do campeonato. Quero ver a torcida comparecer em massa e fazer a maior festa de comemoração de um título de futebol que já se viu no Rio de Janeiro.

Quero ver crianças, mulheres, jovens e velhos desfilando orgulhosos com a camisa tricolor. Quero ver a imprensa se curvar ao melhor time do campeonato. Quero ver os falastrões se calarem, quero comprar todos os jornais, revistas e gravar todos os programas de TV que cobrirem o título. Quero mostrar para o mundo a alegria e o privilégio de ser tricolor. Quero ver o Chico Buarque, o Gilberto Gil, o Arthur Moreira Lima, o Cacá Bueno, o Evandro Mesquita, o Pedro Bial, a Susana Werner, o Jô Soares, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres, a Letícia Spiller, o Thiago Fragoso, o Dalton Vigh, o Cássio Reis, a Regina Casé, a Sheron Menezes, o Caio Blat, o Toni Platão, o Fagner, o Fausto Fawcett, o Paulo Henrique Amorin, o Lulu Santos, o Dado Villa-Lobos, o Nelson Motta, o Paulo Ricardo, o Sérgio Chapelin, a Lucinha Lins, o Ivan Lins, o Milton Nascimento, a Ana Paula Araújo, a Renata Capucci, a Maria Zilda, a Alcione Mazzeo, O Sérgio Mallandro, a Ana Botafogo, A Nana Caymmi,a Marisa Monte, o Gerson, o Sílvio Santos e todos nós nas arquibancadas junto com a galera (vejam a lista de tricolores ilustres em http://youtu.be/RzHgZ9VCnm0)

Mas, quero, sobretudo, que tenhamos um final de campeonato de muita paz, sem erros de arbitragem, sem falta de ingressos, em chuva e sem intrusos de outras cores. A festa é nossa, só nossa. Merecemos isso! É cedo ainda para cantar vitória? Talvez, mas sem fé e sem esperança nem chupamos um picolé.

Jorge Dantas

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

4 Comments

  1. Jorge, acrescente outro ilustre a esta lista: Merval Pereira. Brilhante jornalista e tricolor idem.
    Grande abraço! Sergio

  2. Dizer o quê? As sandálias da humildade estão penduradas no dedinho…

    ST!

Comments are closed.