Fernando Simone e Marcelo Teixeira (por Marcus Vinicius Caldeira)

marcelofernando

Ontem, foi realizada a palestra proferida pelo gerente das divisões de base do Fluminense, Fernando Simone, e pelo gerente de futebol, Marcelo Teixeira; palestra essa organizada pela Flusócio (grupo político ao qual pertence o presidente Peter Siemsen). Estive presente e gostaria de repassar algumas coisas que foram ditas e algumas impressões.

Primeiro, parabenizar a Flusócio pelo evento – que foi muito elucidativo.

O evento começou com o Fernando Simone falando das divisões de base do clube! Logo de cara fez o famoso “antes e depois” mostrando fotos do estado lastimável de abandono em que se encontrava Xerém e como se encontra hoje pós reformas promovidas por esta diretoria. É de sentir vergonha pelas condições insalúbres em que se encontrava o Vale das Laranjeiras. Tinha que esfregar este slide na cara do boquirroto Roberto Horcades para ver se ele se envergonha. Provavelmente, não! Um sem-vergonha como ele não sente isso. Deveria ser retirado dos quadros do clube e ser processado pelo Ministério Público por fazer o que fez com os meninos.

Uma coisa triste é que os garotos moravam em alojamentos sub-humanos mesmo com o Hotel Telê Santana. novinho em folha, pronto. O hotel ficava vazio sob alegação que os garotos poderiam destruir “a obra”. Abominável!

Hoje, além do hotel, os garotos moram em alojamentos decentes.

Fernando Simone e equipe reorganizaram toda a parte administrativa e técnica das divisões de base. Alguns pontos que foram realizados pela nova administração e que foram tocados na palestra:

  • Novo organograma do departamento;
  • Só foram contratados profissionais com cursos específicos (ex-jogadores só com cursos);
  • Padronização tática de todas as equipes de base (não é permite o uso do 3-5-3 e os esquemas utilizados são o 4-4-2 e  4-3-3 privilegiando o futebol ofensivo);
  • Política agressiva de captação dos jogadores;
  • Orientação pedagógica;
  • Todos os meninos acima de 16 anos estão sob contrato;
  • Meta de conquistar um título nacional por ano;
  • Preocupação maior com a formação dos atletas do que com a conquista de títulos;
  • Participação contundente em torneios internacionais para a troca de experiência entre atletas, bem como entre os profissionais envolvidos.

Por tudo que foi dito, foi percebida a competência do Fernando Simone bem como a certeza de que o Fluminense está no caminho certo.

Logo em seguida veio a palestra do cracaço Marcelo Teixeira. Oriundo da Price onde só não chegou a diretor, pois às vésperas foi convidado pro Manchester United para trabalhar na equipe de scout onde topou o desafio e ficou por quatro anos, só saindo para retornar ao Fluminense.

Competentíssimo, apaixonado por divisões de base onde desde sempre acompanhou jogos e dono de um poderoso banco de dados de scout, Marcelo Teixeira falou sobre o elo entre o departamento de futebol profissional e  as divisões de base, a política de captação que ele “copiou” do Manchester e aprimorou, e dos projetos de internacionalização do Fluminense, na base e nos profissionais, entre outros assuntos.

Ambos reafirmaram que a meta do Fluminense é ser a melhor divisão de base do Brasil em menos de três anos e que se ficarem em segundo, o projeto falhou! Perseguem a excelência a todo momento e disseram que contam com apoio irrestrito de Peter Siemsens e da patrocinadora.

Os frutos já estão aí em jogadores como Nem, Samuel, Michael, Higor, Rafinha e Eduardo, para falar só dos que subiram recentemente ao profissional. Sem falar em títulos como o mundial do sub-17 e a recente conquista da Copa Rio (torneio nacional) vencendo o Internacional/RS – potência nas divisões de base – mesmo jogando boa parte da partida com um a menos.

Creiam: os caras são competentíssimos. O melhor: são crias da casa, mostrando para uns e outros que pregam que temos que buscar no mercado a excelência, que é possível acharmos excelentes valores dentro de nossa própria casa!

Parabéns, Peter e Flusócio! Obrigado, Fernando Simone! Obrigado, Marcelo Teixeira!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

4 Comments

  1. Bom saber que um time do futebol carioca está fazendo a coisa certa …

  2. Não é permitido o uso do 353 na base? Antes podia jogar com 12? Não seria o 352 que foi vetado?

  3. Realmente, o trabalho, desses dois profissionais, é sensacional!
    Parabéns a todos os envolvidos.
    Dá muito orgulho saber desses bastidores!

    ST

  4. Excelente notícia! A formação de jogadores é fundamental para o futuro do tricolor.

Comments are closed.