Dez dias de férias nos EUA, levando minha filhinha pra Disney, pra conhecer as princesas. Impressionantemente difícil acompanhar jogos e resultados, pois três horas de fuso põem as partidas num horário alucinado, em que você está num parque ou jantando. A TV ignora futebol, exceto o “doméstico” (México e MLS). De resto, é como se fosse algo de outro planeta. Sequer é citado. Estive em lojas de marcas esportivas de shoppings e outlets e praticamente não vi nada de uniformes à venda. No Epcot Center se achava uma coisa ou outra de times da Itália e Inglaterra. Na da Itália só do Milan. Perguntei pra vendedora: mas não tem nada da Inter? Fez um muxoxo: nem da Juve… Ou seja, o mercado americano ainda é virgem para o futebol. Não há Barcelona, Real Madrid, nada…
Em 2014, virão aqui. Já ouviram falar em algo pensado ou preparado por algum clube para a Copa do Mundo? Estoque especial de camisas para serem vendidas para os gringos? Ações para conquistar torcedores do mundo inteiro que virão em busca de camisas e dispostos a se apaixonarem pelos times brasileiros. O Rio é o epicentro da Copa. Não é bobagem pensar que os times que trabalharem bem suas marcas e torcidas nesse ano de 2014 conseguirão um aumento brutal da sua marca no exterior. Dá tempo de pensar nisso.
************************************************************************************************************
Falamos este ano inteiro aqui de jogadores, empresários, escalações, investidores, patrocinadores, grupos de investimento… O ano está chegando ao fim e o Fluminense, apesar da quase inexplicável confusão das últimas semanas, reage e, muito provavelmente, escapará com calma da posição incômoda para poder se dedicar à eleição do seu novo presidente, que começará o ano e a nova temporada à frente do clube. Comparando ao meu Vasco: time arrasado em campo, jogadores indolentes, descompromissados com o clube, satisfeitos com um empate terrível. As eleições do ano que vem são, inexplicavelmente, no meio do ano. Ou seja, o time será rebaixado e a diretoria atual ainda se arrastará (e ao clube) por mais seis meses rumo ao nada absoluto, cavando ainda mais o fundo de um poço quilométrico. Detalhe impressionante da incompetência: o Vasco perdeu NOVE pontos por falhas dos seus três (não) goleiros. Coloquem estes pontos na tabela e vejam que o time será rebaixado por isso.
Complementando: 21:45h – Os resultados definitivos são apocalípticos para o Vasco e deixam – chega de otimismo sem base lógica – três times praticamente rebaixados e um único convite ao buraco.
*************************************************************************************************************
Amanhã, ao vivo na TV, Itália x Nigéria e Argentina x Bósnia. Quatro classificados para a Copa treinam. Jogos complicados para os anfitriões, que exibem suas seleções para seus povos. Já o Brasil, jogou às 10 da noite de um sábado, em Miami, contra a poderosíssima seleção de Honduras que, sabe se lá por quecircunstâncias, resolveu encher o Brasil de porrada. Além de não jogar em casa, de jogar contra um time que não acrescentará em absolutamente nada à preparação do time, ainda arrisca a saúde dos jogadores contra um bando de loucos sem nenhuma responsabilidade futura. Não dá pra entender…
***************************************************************************************************************
Vou falar do Delay. Não, não escrevi errado e nem vou falar de política do Flu. Vou falar de um assunto que sempre me preocupa muito em épocas de Copa do Mundo e que, até onde sei, não é resolvido. Muito pelo contrário, só piora com o passar do tempo e com as novas tecnologias.
Tem coisa mais chata do que estar vendo um jogo importante, de Copa do Mundo, e, com a bola no meio de campo, você começar a ouvir uma gritaria na vizinhança? Sim, o gol já saiu. Sim, a sua mega power tv de plasma 3d de 150 polegadas perde para o canal aberto com chuvisco do vizinho. E dependendo da tecnologia e do lugar no país, você pode estar 2, 3, 5, sete inacreditáveis segundos atrasado com relação às TVs da redondeza. Pra vocês terem uma idéia, em Brasília (não sei no Rio ou SP) se eu ligar a tv da copa e sala de casa no mesmo canal, colocando uma no canal HD e a outra no canal normal, dá cerca de meio segundo de diferença. Você ouve tudo com “équio”. Como resolver isso? Colocando uma tv a válvula no quintal pra ver a Copa? Será que não existe a possibilidade de sincronizar as transmissões? Ok, se não dá pra adiantar a transmissão via X, por que não atrasar a transmissão via Y? Só sei que não vai dar pra ficar ouvindo a vizinhança berrar. Eu volto a este assunto.
É bom estar de volta. Mas o momento poderia ser um pouquinho menos pior… abraços!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado.