Tricolores de sangue grená, o que mais se fala Brasil afora atualmente é sobre a partida entre Figueirense e Fluminense, válida pela última rodada do Brasileirão desse ano. A onda do momento é falar que o Fluminense pode rebaixar o Vasco caso perca a partida. Mas será que esta é uma leitura correta dos fatos? Não se enganem, é uma baita de uma falácia.
Uma falácia se trata de qualquer enunciado ou raciocínio falso que, entretanto, simula a veracidade. É algo falso, mas frequentemente aceito como verdadeiro, seja por falta de verificação de sua procedência, conveniência, ignorância ou, simplesmente, má fé. E, infelizmente, temos uma mídia parcial, que não poupa esforços para divulgar as falácias que são de seu interesse. E todas as torcidas acabam aceitando-as, em maior ou menor escala.
Durante o campeonato, Fluminense e Vasco se enfrentaram duas vezes. Houve uma vitória para cada lado. Sendo assim, o saldo entre as duas equipes ficou zerado. Cada vitória valeu 3 pontos, assim como cada vitória de Vasco e Fluminense ao longo do campeonato lhe renderam a mesma pontuação. Dessa maneira, cada jogo teve a mesma importância. Por que este último seria diferente?
Por que não ser mais honesto e dizer, por exemplo, que o Vasco começou a se rebaixar na primeira rodada, quando empatou com o Goiás sem gols, em São Januário, perdendo dois pontos que lhe estão agora fazendo falta? Ou então apontar que o Vasco terminou o primeiro turno com uma campanha pífia, que lhe rendeu a lanterna do campeonato, e que nem mesmo o Fluminense, mal das pernas no returno, conseguiu repeti-la?
Mas aí caímos naquela velha história… aproveita-se qualquer oportunidade para difamar o Fluminense, a Geni do futebol brasileiro. Logo, se o Vasco foi incompetente durante todo o ano, vamos dar ao Fluminense o destaque e a chance de ser mais uma vez o vilão! Se porventura o Vasco for rebaixado em caso de sucesso do Figueirense, que se lance o tricolor ao cadafalso! Caso o Fluminense faça sua parte e o Vasco acabe se salvando, não faz mais que sua obrigação, já que todo mundo sabe que o Eurico tirou o Fluminense da terceirona e alçou-o à primeira divisão… ou será que não?
Infelizmente, nesse Brasil de corruptos, uma mentira dita mil vezes se torna verdade; uma falácia dita mil vezes se torna argumento incontestável. A busca pela verdade é seara de poucos. A grande e hipócrita maioria só se interessa pela sua verdade, aquela que lhe é conveniente ao discurso ou ao momento. Pagar o quê?
Torcedor do Fluminense, não seja engolido pela areia movediça das falácias. Quanto mais você se vale delas, mais afunda para longe da verdade. O Fluminense precisa entrar para ganhar seu jogo contra o Figueirense simplesmente por ser quem é. Quando você passa a dar mais importância ao que vai acontecer com o seu rival do que com o resultado em campo de seu próprio clube, a ponto de cogitar torcer contra ele, você trai todo o sentido de se ter um clube do coração.
Aconteça o que acontecer domingo, essa situação não envolve o Fluminense. O Fluminense não tem mais interesse no campeonato além de conseguir a melhor colocação possível. Quando ele adentrar o gramado do Orlando Scarpelli, estará defendendo o brasão verde, branco e grená. E devemos todos, por um dever cívico, torcer por sua vitória.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: pra
Aplausos!!!!!!!!!!!!