Com o fim prematuro do campeonato para nós tricolores e tendo o Fluminense o melhor patrocínio do Brasil, é mais do que natural que as especulações sobre quem vestirá a camisa tricolor na próxima temporada tenham se iniciado e ocupem os noticiários dos diários de esporte.
Das principais contratações que têm sido aventadas para o meio de campo, minha preferência é pelo Montillo. Claro que isso contando que o nosso Conca realmente não poderá voltar já na próxima temporada. Minha preferência dá-se menos por estilo de jogo e mais por seu histórico quando comparado ao Dentuço.
Sou daqueles que hoje torce o nariz para a hipótese do meio campista do Galo aportar em terras cariocas, mais especificamente das Laranjeiras. Mas, é inegável que seu estilo de jogo assemelha-se e muito ao de Deco. Já o de Montillo nada tem de sequer parecido com o do nosso mago.
Senão vejamos: Deco é um talento com a bola nos pés e sabe como poucos lança-la para deixar um companheiro na cara do gol. Acontece que um desses poucos referidos acima é o próprio Dentuço. Para completar, Ronaldinho tem toque refinado, tal e qual Deco, e hoje apresenta lentidão parecida com a do luso-brasileiro.
Já Montillo apresenta um futebol de velocidade e dribles verticais, na direção do gol. Não tem o mesmo futebol cadenciado de Deco e muito menos capacidade de meter bolas como o nosso maestro. Outra diferença em relação a Deco é que ele joga mais perto do gol adversário e, talvez por isso, marque muito mais tentos que o primeiro.
É certo que com a chegada de Montillo o time vai ter que reaprender a jogar. Não sei, por exemplo, se o esquema montado hoje de contra-ataques funcionaria com um jogador com as suas características. Com ele, teríamos mais um jogador (ao lado de Nem) para partir no contra-ataque rápido, mas teoricamente, ficaria faltando alguém para lançar a redonda.
Portanto, se é para trazer algum craque para compensar as ausências de Deco – que, na próxima temporada devem tornar-se ainda mais constantes -, a opção coerente seria mesmo o feioso. Mas, quem disse que futebol é local de coerências? Eu continuo preferindo o Montillo com a nossa camisa e o Ronaldinho longe dela.
Outro nome comentado foi o de Elias. Gostaria muito de vê-lo no elenco do ano que vem, mas somente se fosse para atuar ao lado do Jean. Como acho muito pouco provável que o Abel abra mão de um cabeça de área que não saiba jogar, como é o caso do Edinho, e com a infeliz renovação do Diguinho, acabo por achar incoerente e improvável a chegada do Elias.
Na lateral direita, acabo de ler que o Cicinho renovou com a Ponte. Resta, portanto, o tal do Nei, lateral do Inter. Não vejo em que esse jogador possa acrescentar ao time. Para trazer um cara do seu nível, por incrível que pareça, prefiro ficar com o Bruno. Se for para trazer alguém, que seja alguém de nível pelo menos melhor do que o que já existe.
Para a zaga, o nome especulado é o de Anderson Martins, que está sendo comentado nos 2 melhores clubes do Brasil (o Corinthians é o outro clube) o que pode ser uma indicação de que se trate de um bom jogador. O fato é que, sendo Anderson ou não, nossa zaga carece de um reforço para a disputa do torneio continental.
Claro que a questão financeira é que mede o que pode ou não ser feito em termos de reforços, mas minha opinião é de que precisaríamos ainda de mais um zagueiro de bom nível e de um lateral esquerdo que pelo menos fizesse sobra ao Carlinhos. Na cabeça da área, gostaria de ver alguém no lugar do Edinho, mas não tenho esperança de que isso aconteça.
Comenta-se também que o clube está procurando alguém para a reserva do Wellington Nem. Acho que o Marco JR poderia fazer esse papel, caso o Abel desse mais chance para ele atuar. Outro que poderia fazer muito bem esse papel seria o Martinuccio, que ainda é jogador do Fluminense e teve muito pouca oportunidade de mostrar seu futebol.
Marcelo Vivone
Panorama Tricolor/ FluNews
@PanoramaTri
Contato: Vitor Franklin
1 Comments
Comments are closed.
Conca, igual a Martinuccio, também não tem a característica de fazer lançamentos precisos como Deco e Ronaldinho.