Quem leu a coluna na semana passada sabe que não tinha a preferência pelo dentuço e, portanto, para mim, trata-se de uma boa notícia a divulgação de sua permanência no galo mineiro. Mas é importante que o time se reforce nesse setor para a temporada que vem por aí.
Nesse momento, começo a ficar preocupado com essa questão do meio de campo, pois não vejo nenhuma contratação em estágio avançado. Fala-se em Conca, predileção de 11 em cada 10 tricolores, mas acho muito difícil que essa negociação (se é que há alguma) se concretize.
Ventila-se que uma boa oportunidade de trazer o Conca seria com uma possível negociação do TN com o Milan. Pelos valores divulgados e pelo que jogou o TN durante todo o ano, acho de seria um ótimo negócio vender esse jogador para trazer o argentino. Mesmo que os 2 não atuem da mesma forma e na mesma faixa de campo, o que gera a necessidade de adaptação no jeito atual de jogar, para mim essa “troca” valeria muito a pena.
Ainda no meio de campo, outra ótima opção e também difícil de ser concretizada é a vinda do também argentino Montillo. Como falei na semana passada, depois do Conca, essa seria a minha opção. O problema nesse caso são também os valores envolvidos nas negociações e os vários concorrentes brasileiros (São Paulo, Santos e Grêmio).
Um setor que muito me preocupa e que já tinha esperança desde o final do ano passado que seria reforçado é o da zaga. Quem teve a paciência de acompanhar as minhas colunas desde o início do ano sabe que não tenho confiança em Gum, Euzébio, Digão e muito menos Anderson. Venho defendendo também maior oportunidade para os meninos Elivélton e Wellington Carvalho, mas não acho que eles devam ser lançados num torneio como a Libertadores.
Continuando na zaga, minha opinião é de que um jogador com grande técnica e muita experiência deveria ser contratado para o setor. Como não é possível trazer o Thiago Silva, acho que não sobra outro com essas características e passo a contentar-me com um jogador melhor do que os que temos lá, e aí já não acho que seja tão difícil de achar alguém. Fala-se do Anderson Martins. Não sei se é bom nome, pois não me lembro de seu futebol. Gostaria muito que fosse o Miranda, mas esse está bem no Atlético de Madrid e também não vem. E o Lúcio que está insatisfeito com a reserva na Juve e pediu para ser negociado? Aprovo desde que esteja em boa condição física.
As laterais são também 2 posições carentes do time. Na lateral direita, precisamos de um jogador que venha para ser titular. Parece que o clube já fechou com o lateral Nei, do Internacional. Achei uma péssima escolha e não o acho melhor do que o Bruno. Se essa contratação for realmente confirmada na semana que vem, será a minha primeira decepção do ano de 2013. Tomara que ele não esteja contratado e que, se estiver, queime minha língua.
Na lateral esquerda temos, em minha opinião, o melhor lateral esquerdo atuando em gramados brasileiros. Para trocar o Carlinhos por outro jogador, somente se fosse o Marcelo ou o Rafael. Mas essas são mais exemplos de negociações impossíveis. Mas creio que precisamos sim de um jogador que faça sombra para o nosso lateral vagalume. Creio que deveríamos devolver o Carleto ao São Paulo e pensar em outro nome.
Por fim, traria também um bom 1º cabeça de área. Aqueles que me acompanham sabem que não aprovo a presença do Edinho no time titular. No elenco atual, o titular seria o Valência. Mas a preferência do nosso treinador pelo Edinho é bastante conhecida e esse é um setor que não tenho muita esperança de que alguma coisa aconteça.
Sei perfeitamente que trazer qualquer grande jogador é sempre muito complicado e que a Unimed tem por hábito fazer contratações oportunas, em que não tenha que dispender muito dinheiro. Por outro lado, nosso patrocinador pagou R$ 16 milhões por TN e 8 milhões por Sóbis no ano de 2012.
Para 2013, acho que as prioridades são 2 grande jogadores, um para o meio e outro para a zaga. Com pelo menos essas aquisições pontuais, nossas chances de sucesso no torneio continental seriam elevadas a patamares nunca antes alcançados, mesmo se comparado ao ano de 2008. Teríamos um time ainda melhor que o de 2012, com a vantagem de ter todos os setores equilibrados, conjugado com a grande experiência que o time e, principalmente o clube e a torcida, adquiriram em disputar o torneio continental desde o ano de 2008.
Marcelo Vivone
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: conversavariadaw.blogspot.com
Contato: Vitor Franklin
5 Comments
Comments are closed.
Acho que Conca pode vir por 10 milhões,e que é o máximo que o Celso Barros investe nele,logico que Conca pode dar um dinheiro do seu bolso (uma possibilidade) mais acho que ele pode espera mais um pouco.lateral direita acho que Nei não é o jogador para vir para ser titular mais pode ser tonar. se o Conca não vim o Montillo pode ser o cara mais só com a saida do TN10 mais sera que o Milan e LOUCO para investir nele por 16 milhões,acho que talvez 12 Milhões seria bom por que ele se desvalorizou muito nessa temporada.um Zagueiro Anderson Martins.Seria bons reforços.
Caro Vivone,
Concordo com quase todas as suas colocações. Porém, tenho ressalvas.
Quanto à nossa zaga, assino embaixo. Necessitamos urgentemente de um zagueiro mais técnico do que os que lá estão, pois, Gum e Leandro Euzébio são grandes guerreiros. Só.
Se tivemos a melhor defesa do campeonato deve-se, principalmente, ao Cavalieri, uma vez que operou verdadeiros e milhares de milagres. Poderíamos ter levados vários gols em algumas partidas!
Nas laterais, também concordo. O Bruno é fraquíssimo no apoio, se é que ele sabe o que isso significa. Mas, na defesa não costuma deixar espaços. Na esquerda, tenho sérias ressalvas ao Carlinhos.
Acho que ele possui boa técnica, vai com tremenda facilidade até a linha de fundo… só. Nunca vi alguém cruzar tão mal quanto este cidadão e o Mariano. Erram absolutamente TODOS os cruzamentos. E, na defesa, é fraquíssimo também. Toma passeio todos os jogos.
Em minha opinião, precisamos de outro lateral esquerdo para brigar pela posição, pois, o baianinho está muito acomodado…
No meio, não mandaria o Thiago Neves embora não. Acredito piamente que a engonha do Tinhoso desaparece am janeiro/2013. A partir daí veremos o TN jogando o fino novamente. Era um ano o prazo para se livrar da inhaca. Acabou.
Quem eu analisaria profundamente se deveria continuar ou não é o Deco. Não discuto a imensa qualidade de seu futebol. É incontroversa a gigantesca qualidade. Mas, está valendo a pena?
Tenho sérias dúvidas. Um jogador que disputou menos da metade dos jogos no brasileirão, que estava ausente no momento mais importante da Libertadores e que vive no DM… acho que já está com prazo vencido.
Se vocês analisarem bem verão que o rendimento do time sem o Deco não caiu no brasileirão. Vejam os números.
Temos que dar força ao Wagner, que já está se readaptando, trazer o Conca de volta e mais um meia de qualidade.
É isso aí galera.
ST, Luiz.
Pois é Vivone, já faz algum tempo que começou a temporada de especulações no Flu. Nosso tricolor é o time da moda e empresário tentando colocar jogador no time é o que não falta. No meio do tiroteio fica a torcida sem saber o que vai acontecer. Até boa parte dos tricolores mais lúcidos já dava como certa a vinda do R49. Coisas do futebol.
Só vou comentar alguns nomes de posições que vc e o pessoal acima citou.
Zaga: como vc sabe, defendo o Elivélton desde o início do ano, mas acredito muito no Gum e acho que o Leandro Euzébio traz mais alegria que tristeza. Wellington Carvalho tem enorme potencial, mas ainda tem que comer muito feijão. Digão é sempre uma incógnita e o Anderson nem deveria estar no Flu. O nome do Anderson Martins é comentado nas Laranjeiras desde que jogava no Vasco. Alguém experiente como o Miranda ou o Lúcio (que é tricolor) seria excelente para ajudar no crescimento dos garotos.
Lateral: Nei 100% no Flu. E de lá podia ter vindo o lateral esquerdo tb.
Cabeça-de-área: Cícero ainda é uma possibilidade. Ele e Jean seriam facilmente nossos “Ralph e Paulinho”. Marcam, saem jogando e finalizam.
Meia: estamos todos torcendo para ter o Conca, mas toda essa confusão pode chegar à Fifa e fazer com que ele fique sem jogar um tempo. Montillo virou leilão e apesar dos números divulgados, uma negociação por jogadores do Flu seria o melhor pro Cruzeiro de hoje. Ainda mais esses que só tiveram pequenos brilhos ocasionais. A seguir cenas…
ST!
Se o papo é sobre especulações, vale lembrar que 2 bons nomes foram cogitados para a zaga: Anderson Martins e Felipe Santana, que está há bastante tempo na Alemanha e talvez fosse a oportunidade de voltar ao Brasil e ter a visibilidade necessária para chegar a seleção, e tem bola pra isso, se comparando com quem vem sendo chamado para a função, à exceção de Thiago Silva, o Monstro, logicamente.
Quanto á LD, talvez o Bruno deslanche este ano, Mariano também demorou a se enquadrar, mas vejo com ótimos olhos o Luis Ricardo da Lusa, que por ter começado como atacante, e deu provas desta capacidade no gol que fez domingo no Beira-Rio, poderia ser opção até para reserva do Wellington Nem. No mais, a espera por Conca e outra sugestão, o jovem Gabriel do Bahia, que certamente faria melhor a função de meia-atacante do que o caríssimo Thiago Neves, que outrora decisivo e craque do time, passou a ser “jogador tático”, simpática denominação para quem não é mais sombra do que foi no passado, pior, passado recente e mulambo, quando carregou o time na costas, jogando por ele e pelo dentuço ao mesmo tempo.
Vivone basicamente é isso mesmo, Bruno tem que ser trocado urgente e pra mim qualquer um é melhor que um lateral que cruzou 3 bolas no campeonato inteiro, Sóbis está morto fisicamente falando, TN eu gosto pois consigo ver ele da maneira que ningué vê ele preocupa e atrai marcação para Fred ser o que é… Agora na cabeça de área acho um exagero querer contratação, o único ali que poderia ser titular seria Paulinho do corinthians, fora isso temos 4 cabeças de area que seriam tutulares em qualquer time do Brasil, no resto é isso mesmo Conca Conca ole ole ole olá ….
Abs,
Jorand