Empresa Eléctrica do Ecuador (por Marcus Vinicius Caldeira)

emelec2

Começa a fase de mata-mata para o nosso amado o Fluminense e não tem como fugir daquele velho e batido chavão: hoje, começa outro campeonato.

Existem duas Libertadores: a da fase de grupos e a da fase de mata-mata.A Libertadores da fase de grupo é bem mais tranquila para os times brasileiros. Poucos não conseguem superá-la e passar para a próxima. Recentemente o Flamengo não passou. Foi eliminado pelo Lanus e pelo nosso adversário de hoje, o Emelec. Bem, mas o Flamengo não conta, não é clube sério, né?

Na fase de mata-mata – com dois jogos por etapa, onde o gol na casa do adversário é o primeiro critério de desempate – é que o campeonato fica emocionante e vemos quem de fato tem garrafa vazia pra vender. Times de mais tradição na competição como Boca Juniors e São Paulo tendem a crescer nesta fase. A raça e a catimba passam a serem elementos que podem ajudar a times de menor qualidade técnica a superarem rivais mais qualificados. A altitude pode ajudar, como ajudou a LDU a ser campeã em cima do Fluminense em 2008. Ou seja, não basta ser melhor tecnicamente. Tem que jogar com raça, foco e determinação.

Nosso primeiro adversário este – e espero que sejam quatro – é o Club Sport Emelec da cidade portuária de Guayaquil. Fundado pelo norte-americano George Campbell (que dá nome ao estádio do clube), que era superintendente da empresa e entusiasta dos esportes em 1929, o clube se tornou um dos principais do seu país.

Nesta Libertadores, está cem por cento jogando em sua casa, o clube é líder no campeonato nacional e vem fazendo seus torcedores sonharem com a conquista desta Libertadores, apesar de vir de dois empates no Nacional, um no derby contra o Barcelona local e contra o Independiente. Para o confronto contra o Fluminense o time terá três desfalques: os defensores Gabriel Achilier e Cristian Nasutti, além de José Luis Quiñónez! O destaque do time, o atacante Pablo Ceballos, é dúvida.

Já o Fluminense vem reencontrando seu melhor futebol mesmo sem três das suas principais estrelas: Deco, Fred e Thiago Neves. Pela necessidade, Abel encontrou uma formação muito boa com ataque sendo composto por Rhayner, Sóbis e Nem. Hoje, por exemplo, Thiago Neves ficará no banco. Isso é bom, porque cria alternativas e um time menos dependente de determinados jogadores.

Se o Emelec está invicto em casa nesta Libertadores, o Fluminense ainda não perdeu jogando fora de casa. E só não é cem por cento longe de seus domínios porque anularam o gol legítimo, que seria o da vitória contra o Grêmio em Porto Alegre.

Espero um confronto difícil mas, ao mesmo tempo, estou na expectativa que saiamos com a vitória lá do Equador. Temos time pra isso e já estamos bem cascudos em Libertadores, fruto das quatro participações nas últimas seis edições.

Creio que Sóbis, Rhayner e Nem farão a diferença e que Wagner, Thiago Neves ou Felipe, se chamados, municiarão o ataque do time. Que a torcida aqui do Brasil se una numa corrente de apoio e pensamento positivo.

Hasta la victoria!

##############

Lamentável este episódio de doping envolvendo o nosso maestro Deco. Isso, provavelmente se confirmando, pode antecipar a despedida do craque. Não dá para entender um jogador rodado e multi campeão como ele dar um mole desse.

Porém, o mais lamentável é parte da torcida sem ouvir o outro lado. Sair defenestrando o cara e esquecendo tudo que ele já fez pelo clube.

Sou muito grato a ele pelos dois títulos brasileiros e pelo carioca que nos ajudou a conquistar. Mas sou mais grato ainda pela beleza de seu jogo que ele nos contemplou por três anos. Que tudo isso seja resolvido da melhor maneira possível!

#############

O Barcelona caiu feio! Mas nada disso nos faz esquecer do time de Guardiola, Puiyol, Busquets, Iniesta, Xavi e Messi, que ganhou tudo o que disputou e assombrou o mundo com seu futebol majestoso de posse de bola, toques rápidos, deslocamentos e jogadas geniais de Messi.

O Barcelona terá que se reinventar. O Bayern deverá ser o campeão da Europa. Mas jamais será o time que assombrou o mundo como o fez o Barcelona.

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

3 Comments

  1. Acredito que a raça do Borussia vai conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa e o Fluminense campeão Mundial em Marrocos em cima dos aurinegros!

Comments are closed.