Em busca do créu perdido (por Rods)

Em 2007, o Fluminense trouxe um rapaz que se destacava no Paraná Clube e atendia pelo nome de Thiago Neves. Sempre chamou atenção pela sua categoria e vontade dentro de campo, mas chegou para ser reserva do hoje bacalhau Carlos Alberto. Começou a ser olhado com mais carinho em um Fluminense x Internacional, no qual entramos com um time cheio de reservas, incluindo o próprio Thiago. Pois o mistão tricolor meteu uma goleada de três a zero nos colorados, que começou com uma belíssima falta batida por TN.

Aos poucos foi ganhando espaço e quando Carlos Alberto foi embora de novo, se tornou dono da camisa 10 tricolor. No meio do caminho, sua inocência, burrice ou mau-caratismo (cada um entende como quiser) manchou sua ficha ao se meter em uma negociação com o Palmeiras.

Ainda assim entrou de vez para a história do Fluminense e conquistou a torcida no dia 10 de fevereiro de 2008 – mais uma vez em uma escalação mista – ao meter três gols em cima do flamengo e dançar o “créu” junto com a torcida. Fluminense 4×1. Um jogo jamais esquecido.

A partir dali foi o principal nome do Fluminense e comandou o time na Libertadores, com direito a três gols na fatídica final. Então nós tivemos que sofrer com a derrota e com o desmanche. Sobrou para Thiago Silva e Conca (não por acaso, os dois maiores ídolos recentes) segurarem o time no Brasileirão, pois TN fez suas malas para o Hamburgo da Alemanha.

Acontece que o Créuzinho não conseguiu se adaptar. Chegou como estrela ascendente e saiu como reserva do reserva pouco mais de seis meses depois. Vendido ao Al-Hilal da Arábia Saudita, conseguiu voltar ao Flu por empréstimo de cinco meses. Fez uma ou outra partida boa, mas decepcionou e não deixou saudade dessa vez. Hoje ele reconhece que errou ao sair logo após a competição e sabe que deveria ter esperado, como fez seu xará.

Em 2011 ele queria voltar ao Brasil, procurou o Fluminense e aí temos três versões diferentes:

– Muricy vetou sua contratação;

– Desistiu porque não queria ser reserva de Conca e Deco;

– Preferiu mesmo ir para a Gávea.

Como cada versão tem sua fonte, prefiro novamente deixar como cada um entende como quiser.

Acabou sendo um dos principais nomes mulambos e conquistou o carioca e uma vaga para a Libertadores. Mas aí, no meio de muita confusão, ele aproveitou a bagunça da turma da Tia Paty e com a ajuda do Celsão, conseguiu voltar às Laranjeiras.

Voltou, treinou, jogou e decepcionou. Corre, marca, mostra garra, é importante no esquema e é o homem das bolas paradas. Mas ainda não é quem a torcida do Fluminense espera. Erra passes, mata alguns contra-ataques e não consegue fazer ou dar seguimento nas jogadas. Trocou a 7 pela 10 e houve uma leve melhora, mas ainda não conseguiu arrancar o grito de créééuuu, que tá prontinho pra sair da garganta dos tricolores. Mesmo o “ah, Thiago Neves” não sai com a sinceridade que já teve um dia.

Hoje alguns ainda esperam, enquanto outros já desistiram e nem o querem com a camisa do Flu. Reconheço que ele errou muito na carreira, mas como sou um cara esperançoso e estou no primeiro grupo, a cada jogo torço para que o Thiago Neves de 2008 reapareça. Acho que a conquista da titularidade na Seleção nacional (não que a opinião do Mano signifique muito) pode inspirá-lo e fazê-lo brilhar novamente no Fluminense.

Se isso acontecer, pode ter certeza que serei o primeiro a puxar o grito: Créééuuu! Créééuuu! Créééuuu!

ST!

Rodrigo César – o Rods

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Imagem: lancenet.com.br

Contato: Vitor Franklin

8 Comments

  1. Rods,

    Retrospectiva perfeita. E minha opinião é a mesma que a sua.

    Abraço.

  2. Ótimo. Reclamo do TN, mas até reconheço a sua importância. Não é por falta de vontade que ele não está sendo aquele jogador. Ainda tem aquelas bolas paradas que são fatais. Teve jogo que ele não bateu as faltas, não entendi, mas no Fla x Flu meteu duas na trave. Uma hora acerta.

  3. Agradeço os elogios! Apenas quis mostrar o sentimento de muitos tricolores, que é a vontade de soltar o grito. De ver o Thiago Neves do créu e da Libertadores!

    Pois é Jorge, escuto muitas pessoas falarem do Flu: “imagina qdo eles jogarem o que sabem”. Aí eu penso, será que daria certo ou será que seríamos mais um “Carrossel Holandês”?

    ST!

  4. Caro Rodrigo
    Tenho gratidão ao TN pelo que fez em 2008, jogou muita bola. De fato ele teve alguns momentos de maturidade e perdeu um pouco do brilho de sua carreira. Veja agora um atleta em recuperação depois da cirurgia. Acredito no cara e espero que ele exploda e vez nesta reta final. Precisamos muito do TN do Deco e do Fred. Importantes também são o Nem, o Gum, o Carlinhos, o Cavalieri e o Jean, que formam a espinha dorsal do time. O Valencia também estaria nesse grupo não fosse a preferencia do Able pelo Edinho. com essa turma jogando o que sabe eu acho que não tem pra ninguém este ano.

  5. TORÇO MUITO POR THIAGO NEVES. TENHO UMA ADMIRAÇÃO IMENSA POR ESTE JOGADOR E ESPERO TAMBÉM SOLTAR O MEU CRÉÉÉÉÉÉÉUUUUU QUE ESTÁ ENTALADO NA GARGANTA. SAUDAÇÕES TRICOLOR!!

Comments are closed.