Tivemos a passagem nos últimos dias de duas datas muito importantes para a história do Fluminense: 50 anos da estreia da Máquina Tricolor e os 120 anos do nascimento de Preguinho. Não vou me dedicar agora a contar as duas histórias, mas se você não as conhece saiba que são um dos maiores times da história do futebol e o atleta símbolo tanto para o Fluminense quanto para a Seleção Brasileira.
O que me interessa discutir são a total preguiça e descaso do clube com as duas datas.
O Fluminense fez apenas postagens comuns no site oficial e em redes sociais mencionando as datas, perdendo a chance de utilizá-las para, ao mesmo tempo, gerar receita adicional para o clube e contar fatos destacados da nossa história, para a parcela mais jovem da nossa torcida.
Pensando aqui rapidamente imagino ter sido possível ter:
Camisa Oficial réplica das duas épocas;
Livros com acervo do clube sobre as datas;
Medalhas comemorativas;
Documentários;
Eventos com reencontro dos jogadores vivos da Máquina, notadamente Rivellino e Paulo César Caju;
Lives na Flu TV;
Me pergunto o que faz a área responsável no clube. Se não tem tempo ou prioridade para estas histórias, algo precisa mudar.
Não podemos perder as chances de envolver nossa torcida com as histórias maravilhosas e vencedoras do nosso clube. Sorte nossa termos pessoas talentosas e maravilhosas na nossa torcida que fizeram a sua parte e publicaram textos, imagens e até lives falando sobre estas histórias.
E nem adianta argumentar que falta dinheiro. Na pequena lista de iniciativas que mencionei acima, seria possível encontrar parceiros para ajudarem no investimento e tenho certeza que nossa torcida esgotaria os estoques dos produtos em horas, garantindo o retorno rápido do investimento feito.
É muito importante que a área que zela pelo acervo e história do Fluminense seja o mais independente possível da gestão.
Não é suficiente celebrar apenas as conquistas recentes, para favorecer politicamente o gestor da vez.
A nossa linda e vitoriosa história merece ser contada sempre que possível, para que nunca esqueçamos que somos gigantes e que não podemos nos satisfazer com mediocridade.
O Fluminense é gigante, esqueçam por favor essa referência com o Fulham. Talvez as pessoas que pensam assim não tenham a menor ideia da nossa história, ou pior, poderia ser até um projeto de apequenamento do clube para facilitar uma venda barata.
Respeitem a nossa história, muito suor foi derramado e muito sacrifício foi feito para termos esse clube que amamos.