Cuidado: o Flu está na briga (por Marcelo Savioli)

Amigos, amigas, fui obrigado a ficar acordado até às 23:36h de uma quarta-feira, assistindo ao duelo entre Dissidência e Botafogo. Não porque quisesse fazer uma análise futebolística do jogo, mas porque era impossível escrever essa coluna sem saber o resultado dessa partida.

Afinal, o tema é a situação do Fluminense no Flamengão 2025, que, curiosamente, melhorou muito com a vitória da Dissidência. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre o que importa.

Estou, obviamente, fazendo essa análise com base na evidência de que o Fluminense vencerá seus dois próximos jogos, contra Nova Iguaçu e Bangu. Tomando isso como premissa, é bom tomar cuidado, porque o Fluminense está muito vivo na briga pelo título.

Vamos, então, aos fatos:

– o Fluminense está na nona colocação, porém a dois pontos do G-4, com seis a disputar;

– um dos cinco times que temos que ultrapassar é o Nova Iguaçu, nosso adversário de domingo, ao qual, com a vitória, superaremos;

– Vasco e Botafogo, que estão à nossa frente, se enfrentarão na última rodada, o que fará com que pelo menos um deles seja ultrapassado pelo Fluminense;

– com três pontos à nossa frente, o Vasco tem como adversários Flamengo e Botafogo.

Por mais que tenhamos estatísticas que apontam os classificados para as semifinais com 20 ou mais pontos, esse campeonato foi diferente. Os chamados “grandes” demoraram muito a começar a pontuar e os times de menor investimento promoveram uma distribuição mais igualitária dos pontos.

Isso explica o fato de que o Fluminense possa plenamente se classificar com 17 pontos. Nada garantido, mesmo com duas vitórias nas rodadas finais, porém muito provável.

No mais, estamos falando de Fluminense e essa história já é quase manjada. Se deixar chegar, a gente sabe o que acontece, sobretudo porque o time de Mano Menezes no mínimo reencontrou o seu melhor futebol de 2024. A prova disso são os resultados e o desempenho nos dois últimos clássicos.

Então, é bom tomar cuidado, porque o Flu está na briga e as armas estão apresentadas.

Saudações Tricolores!

Comentário