Crucificar Thiago Silva é um total absurdo (por Wagner Victer)

Passada a vitória sobre o Cuiabá, o assunto que volta à tona nas principais redes sociais tricolores é um certo desânimo, desapontamento e sentimento de traição com a notícia de que Thiago Silva não voltará para o Fluminense.

“Thiago Silva é um monstro”, dizem alguns! Não pelo apelido que lhe consagrou como um dos maiores zagueiros da história do nosso futebol e cria do Tricolor, mas sim pela suposta obrigação que ele teria de largar o seu contrato com o Chelsea para voltar e encerrar sua carreira no Fluminense, como está fazendo Marcello.

Um grande amigo, Paulo Roberto Andel, disse que a maior derrota que tivemos em nossa história não foi a derrota na final com a LDU, ou aquele maldito jogo com o Corinthians no dia chuvoso no Maracanã em 1976, mas sim a perda da capacidade de crítica da torcida tricolor.

A torcida, em grande parte, é aquela que se deixa seduzir por informações fakes e manipulações colocadas em redes sociais, sites de aluguel e com discursos preparados que levam como gado de um lado para o outro, muitas vezes com manobras divisionistas para afastar a atenção de outros problemas, e que até não conseguem perceber, pela fraca e seletiva memória, àqueles que criticaram no passado.

Thiago Silva é um monstro sim e um monstro que honrou nossas cores. Não tem mais nada a mostrar para o Fluminense de que é um tricolor autêntico. Honrou nossa camisa, sempre nos projetou no exterior, nos deu orgulhos nas principais camisas que vestiu no mundo, nas Copas do Mundo em que foi capitão, nas competições que venceu, nas postagens emocionadas que faz assistindo nossas partidas até nas madrugadas forçadas pelo fuso, e nos momentos que vem ao Brasil junto com sua família e senta, como um simples torcedor, para assistir os jogos do Flu no Maracanã.

Thiago Silva é um tricolor autêntico e que de fato ama o Fluminense! É alguém que honrou a sua formação no Fluminense.

O que nao pode se esquecer é que Thiago Silva é um profissional com contrato assinado e que joga em um dos maiores times do mundo com vigência até o próximo ano. Tem uma família totalmente adaptada ao padrão de vida europeu, sendo que a própria esposa atua como influencer no país onde vive e gosta muito disso. Tudo isso deve ser considerado, pois a família faz parte também dos amores que ele tem na vida e que não se limita ao Fluminense.

Não dá para comparar o caso do Thiago Silva com o do Marcelo, outro ídolo que nos veio trazer alegria! O Marcelo não estava em um time de primeira linha, mas sim em um processo de declínio de carreira, e que resolveu apostar suas tradições tricolores e está se reinventando no Fluminense para nossa felicidade. Achar que o esforço que ele fez, em condições e cenários totalmente distintos, se torna uma obrigação,um paradigma para outros tricolores, é um grande equívoco, pois são situações distintas e que certamente não cabem julgamento crítico à torcida, a não ser na expectativa de que possa acontecer algo que sonhamos, independentemente de ser o melhor para a carreira profissional dele e os desejos da sua família.

Particularmente, realmente tenho um sonho de que Thiago Silva venha terminar sua carreira no Fluminense, como está fazendo o Marcelo e como fez o Fred. Tenho expectativa de que essa decisão possa acontecer; contudo, acho um abuso e até um desrespeito querer crucificar Thiago Silva e sua família caso ele decida continuar e cumprir seu contrato com o Chelsea, que obviamente também apostou muito nele e o colocou como capitão da equipe e ele não pode também sair abanando suas mãos para tentar reiterar seu amor ao Fluminense, coisa que ele mostrou muito além de outros que por aqui passaram.

Estive na despedida dele no Maracanã lotado em 2008 diante do Ipatinga e a forma como ele chorava copiosamente certamente me emocionou! Vi a forma que ele defendia a nossa camisa, realmente como um guerreiro e um monstro em momentos extremamente difíceis. Isso não pode ser esquecido e não pode ser um discurso de meia dúzia de bobalhões que, a partir de mensagens cifradas, acreditaram que ele teria a obrigação de voltar imediatamente para vestir a camisa Tricolor.

Não acredito que, pela opção de continuar no Chelsea, ele se tornará menos Tricolor ou principalmente estará fazendo um processo de traição à sua formação, como aliás, outros fizeram e ainda continuam sendo lembrados com carinho, como o caso do Henrique Dourado, que fez a lambança do pênalti do Cruzeiro recentemente e outros jogadores que o Fluminense até considerou trazer de volta, como Caio Henrique e Thiago Neves.

Em vez de estarmos cobrando de Thiago Silva o seu retorno, o que seria muito bom, deveríamos estar cobrando que ídolos tricolores que foram fundamentais para a nossa história, muitas vezes estão esquecidos para as novas gerações, alguns em condições muito preocupantes, como o Manfrini, Marco Antônio, Gil e outros que não vemos mais andando no Clube e que eram nossa referência onipresente como o Romerito.

Vamos continuar torcendo por Thiago Silva e considerando ele um dos monstros que honraram o Fluminense. Caso tome a decisão de continuar no Chelsea, não pode existir qualquer tipo de problema por parte de nossa torcida, pois isso seria um completo absurdo e uma traição, não dele, mas de nossa parte.

4 Comments

  1. Ano passado em entrevista falou que estava muito perto desse momento( voltar ao Flu) Esse ano sua mulher fez postagens com duplo sentido! Recente divulgou a live privada que fez com o Marcelo…

    Como diria o pequeno príncipe

    “Vc é responsável pelo sentimento que cativa”

  2. Ano passado em entrevista falou que estava muito perto desse momento( voltar ao Flu) Esse ano sua mulher fez postagens com duplo sentido! Recente divulgou a live privada que fez com o Marcelo…

    Como diria o pequeno príncipe

    “Vc é responsável pelo sentimento que cativa”

    Thiago Silva sabe o que provoca com cada ato desse e parece que gosta! Um cara a 2 décadas pelo menos se relaciona com o universo do torcedor e sabe a paixão! Não se brinca com isso dessa forma! Ficou feio a passou do limite!
    No Fluminense foi um excelente zagueiro mas coadjuvante em um título de copa do Brasil! Não é ídolo mas poderia ser!
    Por isso repito:
    Minha opinião é que a postura do TS corrobora para geração de expectativa!
    Ele tem direito total de escolha da sua carreira, sua vida mas que assuma a responsabilidade!
    Ficar insinuando e dando corda ao sentimento do torcedor toda hora é foda!…

  3. Thiago é Monstro e seu retrato deveria permanecer enaltecido, como Capitão que foi em todo o mundo e por mais vezes na nossa seleção, ao longo de 4 copas do mundo que tiveram o privilégio de sua participação, desfilando pelos gramados do mundo afora e revivendo a todo momento os elencos dos melhores jogadores do mundo nos times selecionados por críticos e companheiros, atletas e técnicos. Pelos melhores do mundo, como ele

    Ele sempre cumpriu seus contratos e por essa mesma razão é venerado, idolatrado, respeitado e reconhecido lá fora, pelos clubes que jogou, pelas torcidas que defendeu e pela seleção que tão bem representou.

    O Capita é um MONSTRO e disse em janeiro, que iria fazer mais um ano de contrato com o Chelsea.

    Não se compara a sua situação com a do Marcelo. São cases e timings diferentes.
    São histórias, conquistas e sonhos que um conquistou e o outro ainda não…

  4. Como não sou torcedor de jogador nenhum, assino em baixo e dou Fé nesta coluna.
    100% concordo com tudo que foi escrito.

Comments are closed.