Classificar para classificar (por Rods)

Valência e Sóbis no treino do Fluminense
Sóbis, pode soltar! Você também ganhou vaga.

Hoje o Fluminense entra numa série de confrontos importantes: Resende, Grêmio, flamengo e Caracas. E como em toda sequência, a primeira partida pode ser um fator determinante. Uma vitória no Raulino de Oliveira nos deixa a um passo da classificação na Taça Rio e se isso acontecer, o time ganha a tranquilidade que precisa para focar na Libertadores e ir com confiança pra cima do o Grêmio em Porto Alegre, o que pode nos levar a outra classificação. Enfim, como diz o título, é classificar para classificar.

Seguindo para os dois últimos jogos da sequência, se tudo estiver funcionando, será o momento de desclassificar. Os outros, claro. Vencer o Flamengo e empurrá-los mais um pouco para baixo, tirando-os de vez do carioca. Vencer o Caracas para melhorar nossa posição na Libertadores. Nem preciso me prolongar no primeiro caso, pois sei que a alegria de ver a mulambada sofrer será geral. Já sobre a classificação na maior competição sul-americana, sei que é uma questão bastante discutida, principalmente pelo o que nos aconteceu em edições passadas. Mas eu sou desses que ainda acredita em decidir em casa, mesmo porque bom de verdade é comemorar com a torcida.

Mas antes, em Volta Redonda…

Voltemos ao presente. Para enfrentar o Resende, Abel Braga abriu mão do mistério e mandará o Flu a campo da seguinte forma: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia e Wagner; Rafael Sóbis, Rhayner e Fred. Sem Jean e com ou sem lesão do Diguinho, Abelão optou por montar uma cabeça de área de força. Se o time se comportar como eu espero, concordo com ele que o Fluminense jogará leve e mais solto, afinal a presença de Edinho e Valência junto à zaga tira o peso dos laterais e meias na marcação. O time terá maior presença no ataque e provavelmente mais fôlego no fim do jogo. Não acredito que o Resende conseguirá nos segurar e aposto na vitória. Vamos conferir.

Quem ganha moral nessa história toda é o Rafael Sóbis com mais uma chance entre os titulares. Continua jogando mal, mas conseguiu marcar. Uma coisa não que nós precisamos reconhecer nele é o profissionalismo. Ele treina, se esforça, não aparece em escândalo, e segue com o Flu mesmo amargando o banco do banco. Além de respeitá-lo, torço para que reencontre seu futebol há tanto perdido.

Em bom português

No meio disso tudo, eis que aparecem com uma polêmica sobre nosso maestro. Bem, quem acompanha o Fluminense – ou mesmo a carreira do Deco – já cansou de ver que o tuga tricolor não gosta de falar dos outros, não gosta de sair do assunto em coletivas e às vezes até passa por mal-educado. Sendo assim, nem seria preciso uma defesa, mas lá estava ele tendo que se explicar e demonstrar o que ele disse na realidade quando questionado sobre o Neymar. Outra prova de seu caráter é a aceitação de não figurar entre os titulares. Você nunca irá vê-lo dando indiretas ou chiliques. Ele sabe que está no fim de sua carreira e que ela não passa de 2013. O dia da aposentadoria depende apenas do que acontecer na Libertadores. Até então, sua camisa 20 ainda é de grande importância para o Flu.

 ST!

Nos acréscimos:

– E o que dizer do Fluminense Sub-17? Nada mais, nada menos que SETE! Eu disse SETE! Sete a zero no nosso queridíssimo “furacão”, o Patético Paranaense. Mais uma da molecada de Xerém! A final contra o Internacional será televisionada pela Sportv, neste domingo às 13h.

– Enquanto isso, Wellington Nem corre pra conseguir jogar contra o Grêmio.

 

Rodrigo César, o Rods

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.