Ciclo virtuoso (por Marcelo Vivone)

Criciuma-Fluminense-Cavalieri-Ulisses-LANCEPress_LANIMA20130918_0244_25

Em relação aos resultados, não há dúvida que vivemos um ciclo virtuoso. Acumulamos 11 pontos em 5 jogos, sendo que 3 destes jogos sendo no terreno do adversário. Nem o mais otimista dos tricolores imaginaria, há um mês, que estaríamos vivendo essa situação ao final da 22ª rodada.

Esta excelente sequência somente é superada por Cruzeiro, com 5 vitórias (na verdade, o time mineiro emplacou incríveis 8 vitórias nas últimas oito rodadas), e Botafogo, com 4 vitórias. Já estamos na 10ª colocação, a 9 pontos da zona da Libertadores e a 5 pontos e 7 colocações da temida zona da degola.

São números que não deixam dúvidas que Vanderlei tem conseguido, com o passar dos jogos, incutir na cabeça dos jogadores o seu padrão de jogo.

O time hoje consegue repetir o que fazia o multicampeão elenco do ano passado: ganhar jogos mesmo quando não se apresenta bem. Em um campeonato longo como o Brasileiro, essa é uma característica fundamental para se lograr êxito. Por uma série de variáveis, é praticamente impossível que um time consiga manter um bom padrão de qualidade em todos os jogos. Quem não se lembra dos jogos contra Náutico e Portuguesa fora no ano passado, quando fomos praticamente massacrados durante boa parte do jogo e, ainda assim, acabamos conquistando os 3 pontos?

E para ganhar, mesmo não jogando bem, têm sido fundamentais a consistência tática e a experiência do time. Se, há um mês parecíamos um bando de jogadores que acabaram de se conhecer e, quando sofríamos um gol, essa reunião de jogadores parecia desabar; hoje, temos cara de um time que tem consciência de suas qualidades e limitações e que coloca, em primeiro lugar, a disposição e a luta como forma de reverter qualquer condição adversa.

E essa luta traz o torcedor para junto do time. Todos nós temos consciência de que o time perdeu muito em qualidade em relação ao ano passado, mas, mesmo nos momentos mais difíceis, o que era exigido é que os jogadores mostrassem o brio que têm mostrado nas últimas 5 partidas.

Falando um pouco do jogo de quarta-feira, gostei muito das atuações de Cavalieri, Bruno, Carlinhos e Sobis. Tiveram boa participação também Rafinha e Biro Biro, esse último nos poucos minutos que esteve em campo.

Cavalieri foi um monstro. Pegou tudo, inclusive um pênalti. A única bola que entrou iria para fora, mas teve a colaboração do azar do Anderson em desviá-la para dentro do gol. Os demais citados jogaram bem somente no 2º tempo, já que no 1º período o time todo de linha foi muito mal.

Bruno fez os 2 gols da vitória, só isso já bastaria. Mas, além desse “pequeno detalhe”, ainda conseguiu dividir um pouco com Carlinhos a carga das jogadas ofensivas, pelo menos a partir da metade do 2º tempo. Carlinhos foi novamente, como tem sido há tempos, a nossa melhor jogada de ataque. Se o meio ainda não tem a ofensividade necessária, e acho que nem vai ter com Wagner sendo o principal responsável pela criação, é em Carlinhos que está a nossa melhor opção na frente.

Ao Sobis falta somente velocidade. Se fosse um atacante veloz, com a inteligência, a precisão e a força que tem nos chutes, seria um jogador dos chamados fora de séria. Sobis é o atacante mais regular do grupo no ano de 2013.

Rafinha continua mantendo uma boa regularidade. Não tem sido excepcional, mas é bom lembrar que está jogando fora de sua posição e, ainda assim, tem conduzido bem o time ao ataque. Biro Biro deu nova cara ao ataque nos 20 minutos que jogou e foi quem iniciou a jogada do gol da vitória.

De negativo no jogo vi as atuações de Diguinho e Anderson. Do meio-campista basta dizer que, se existisse nota negativa, a nota dele foi -5 (menos 5). Sobre o Anderson também não muito mais o que comentar. É muito fraco e não tem condições mínimas sequer de figurar no elenco de um clube grande. Se Vanderlei resolver mantê-lo em campo para sábado, é fundamental que o conscientize que o adversário tem um jogador chamado Alex. É preciso que ele tenha consciência do quanto prejudicou o time no jogo contra o Atlético/MG e não dê a mesma oportunidade a esse jogador que deu ao Ronaldinho Gaúcho.

Mais três pontos amanhã cairão muito, mas muito bem!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://lancenet.com.br

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216